Record (Portugal)

AUSTRÁLIA TRAVA JOÃO SOUSA

Português teve Covid-19, já recuperou, mas não foi autorizado a viajar para Melbournel­b

- JOSÉ MORGADO

ç Está confirmado: quase 10 anos depois (Roland Garros 2011, e em quadros principais desde 2013), João Sousa vai falhar um torneio de Grand Slam. O melhor tenista português de todos os tempos confirmou ontem que testou positivo à Covid-19 antes da viagem que estava programada para o Open da Austrália, a 13 deste mês, e que embora já tenha entretanto testado negativo não foi autorizado pelas autoridade­s locais a ir para Melbourne antes do dia 27 (14 dias depois do teste positivo), pelo que nunca conseguiri­a cumprir a quarentena obrigatóri­a na cidade (mais 14 dias) a tempo de jogar o primeiro Grand Slam do ano, que arranca no dia 8 de fevereiro.

“É com muita tristeza que vos dou a conhecer que não poderei viajar para a Austrália este ano. Testei positivo à Covid-19 na véspera da minha viagem e desde então tenho estado em confinamen­to e em contacto com a organizaçã­o do Australian Open na procura de uma solução que acabou por não acontecer. Apesar de já estar a testar negativo e sem sintomas, as medidas estritas do governo australian­o não permitem a minha entrada no país”, confessou o vimaranens­e numa mensagem enviada aos jornalista­s, ontem.

Já negativo, totalmente assin

VIMARANENS­E DE 31 ANOS NÃO FALHAVA UM TORNEIO DE GRAND SLAM HÁ QUASE UMA DÉCADA

tomático e depois de ter estado em isolamento durante dez dias, Sousa foi autorizado a voltar aos treinos em Barcelona e já pensa agora nos próximos desafios. “Para a frente é que é o caminho. Não foi possível competir na Austrália, mas já temos outros objetivos”, garantiu-nos o seu treinador, Frederico Marques, que se encontra de boa saúde.

E o próximo objetivo de João

Sousa é agora um Challenger em Antalya, na Turquia, que arranca a 1 de fevereiro.

O vimaranens­e não compete numa prova desta categoria desde que venceu o torneio de Guimarães, em julho de 2013, mas esta pode ser uma boa chance de recuperar alguma forma e confiança depois de um ano de 2020 para esquecer. Recorde-se que João Sousa não venceu um único encontro diante de rivais do top 100 no ano passado, época marcada por duas lesões complicada­s, por uma crise de confiança e resultados e, claro, pela pandemia, que afetou todos os tenistas.

*

 ??  ?? OBJETIVO. João Sousa vai agora competir num Challenger na Turquia
OBJETIVO. João Sousa vai agora competir num Challenger na Turquia
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal