Record (Portugal)

VAR EM TODA A LINHA

Tecnologia esteve em destaque, com lances de penálti, golos e ainda de cartão vermelho

- PEDRO GONÇALO PINTO

Ao lembrar aquilo que se passou neste fim de semana, na 26ª jornada da Liga NOS, o lance mais mediático que envolveu o vídeo-árbitro aconteceu, naturalmen­te, no Paços de Ferreira-Benfica. Falamos da expulsão de Stephen Eustáquio, que viu Hugo Miguel mostrar-lhe um cartão amarelo num momento inicial, depois de uma entrada sobre Julian Weigl. Certo é que o árbitro da Associação de Futebol de Lisboa foi alertado pelo VAR e acabou por mudar a decisão para vermelho.

Logo aí ficou ‘riscado’ da lista um dos pontos de ação desta tecnologia, que serve para analisar lances de golo, de expulsão, de penálti e ainda de identifica­ção de jogadores. Ora, só mesmo o último parâmetro não foi contemplad­o nesta ronda, uma vez que houve de tudo um pouco no que diz respeito ao VAR.

Além da reversão em Paços de Ferreira, houve outras três... todas no mesmo encontro. Em causa está o Santa Clara-Nacional, que acabou com triunfo dos açorianos por 5-1. No entanto, os madeirense­s tiveram hipótese de aproveitar um penálti – que foi defendido por Marco Pereira –, depois de Gustavo Correia assinalar, com recurso à tecnologia, um penálti de Morita sobre Marco Matias. Ainda no que diz respeito a pontapés da marca dos 11 metros, o árbitro assinalou uma infração perto do final do encontro, a castigar uma falta de Rui Correia sobre Carlos Júnior. Nessa ocasião, Ukra não desperdiço­u a hipótese de fechar o resultado com 5-1. Por outro lado, o Nacional viu aquele que seria o 2-4 ser anulado a Brayan Riascos. É que o avançado colombiano estava ligeiramen­te adiantado e a tecnologia das linhas de fora-de-jogo ‘apanhou’ o sul-americano. Se retirarmos todas estas reversões nos Açores, o 5-1 podia ficar transforma­do num... 4-2. De resto, nota para o facto de a ‘lista negra’ não ter sido aumentada nesta jornada.

*

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal