Record (Portugal)

NOVAK DJOKOVIC

Djokovic conquista Wimbledon pela 6.ª vez e iguala os 20 Majors de Federer e Nadal

- JOSÉ MORGADO

OURO: É oficial: o sérvio já é um super-herói do ténis. Ao voltar a ‘mandar’ em Wimbledon, Djokovic igualou os títulos em torneios do Grand Slam de Roger Federer e Rafael Nadal - 20. Sensaciona­l!

Novak Djokovic, nº 1 do ranking mundial, escreveu ontem, aos 34 anos, uma das páginas mais relevantes da sua carreira, ao conquistar Wimbledon pela sexta vez, chegando ainda à marca de 20 títulos de Grand Slam, para igualar Roger Federer (chegou aos 20 em 2018) e Rafael Nadal (fê-lo em 2020).

O sérvio, que já é o recordista de semanas no topo do ranking mundial (tem mais de 340 garantidas), derrotou na final da edição de 2021 do torneio mais antigo e prestigiad­o do Mundo, o italiano Matteo Berrettini, nº 9

“OS ÚLTIMOS 10 ANOS TÊM SIDO INCRÍVEIS. ISTO NÃO ACABA AQUI”, AVISOU O SÉRVIO, QUE JÁ PENSA NO US OPEN

ATP, por 6-7(4), 6-4, 6-4 e 6-3, num encontro que se prolongou por 3h23 e no qual Djokovic até poderia ter vencido mais facilmente, caso tivesse conseguido aproveitar a vantagem de 5-2 de que dispôs no primeiro set. Fechou para já numa série de 11 vitórias seguidas em relva. Djokovic torna-se no segundo homem da história da Era Open (1968) a vencer os três primeiros Grand Slams do calendário. O outro que conseguiu alcancá-lo – Rod Laver, em 1970, – acabou por vencer também o quarto, algo que Nole tentará fazer no US Open para se isolar de Nadal e Federer no topo da história. “Temos todos 20 Grand Slams. Significa que nenhum de nós vai parar. Dou todo o mérito ao Rafa e ao Roger, que são lendas da nossa modalidade e os dois jogadores mais importante­s que já defrontei na vida. Eles são a razão pela qual eu estou aqui hoje”, confessou Novk Djokovic sobre os ‘adversário­s’ que com ele dominam o panorama do ténis. “Mostraram-me aquilo que eu tinha de melhorar em todos os aspetos. Perdi muito diante deles nos primeiros três ou quatro anos, mas depois as coisas mudaram e os últimos 10 anos têm sido incríveis. Isto não acaba aqui”, avisou o sérvio.

Federer já felicitou

Roger Federer, que fará 40 anos em agosto, foi um dos primeiros a felicitar Novak Djokovic pela vitória em Londres e a chegada ao clube dos 20. “Tem sido um prazer partilhar o court contigo”, assegurou o campeão suíço.

*

 ??  ??
 ??  ?? DEMASIADO BOM. Djokovic tem dominado completame­nte a temporada
DEMASIADO BOM. Djokovic tem dominado completame­nte a temporada
 ??  ?? FELIZ. Sérviovolt­ou a beijar o seu troféu favorito e fez as delícias dos fãs
FELIZ. Sérviovolt­ou a beijar o seu troféu favorito e fez as delícias dos fãs
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal