Record (Portugal)

SÉRGIO OLIVEIRA NA MANGA DE CONCEIÇÃO

SUB-21 DE VOLTA AOS TRABALHOS

- ANDRÉ MONTEIRO E JOSÉ MIGUEL MACHADO

Há uma carta na manga de Sérgio Conceição para o clássico de sábado, com o Sporting, e... é de trunfo. Sérgio Oliveira, autêntico especialis­ta em clássicos do futebol português, está de prevenção face aos condiciona­lismos impostos sobre o eixo do meio-campo. Uma espécie de seguro contra todos os riscos do técnico do FC Porto que neste caso está intimament­e ligado à condição em que se apresentar­ão no dia da partida Grujic e, sobretudo, Uribe.

Este posicionam­ento de Sérgio Oliveira surge de um contexto de mercado recente, mas, como se sabe, já extinto. Chamado por Fernando Santos ao Euro’2020, o médio, de 29 anos, acumulou o desgaste inerente à competição, após o qual viu atrasada a sua apresentaç­ão no Olival devido ao necessário gozo de férias. Posto isto, o seu arranque na pré-época foi ainda condiciona­do pelas questões inerentes à janela de transferên­cias, tendo sido um dos elementos do plantel so- bre o qual recaíram expectativ­as de uma saída até ao fecho da mes- ma – ver mais infor- mação na peça de apoio.

No seguimento e à exceção do jogo inau- gural na Liga Bwin, Sérgio Conceição apostou neste arranque numa dupla de médios composta por Bruno Costa e Uribe. E se o primeiro vive dias tranquilos, procuran- do consolidar a sua afirmação no dia a dia do Olival e estando por isso a 100 por cento para o clássico, a histó- ria de Uribe é bem dife- rente. O colombiano, tudo indica estará em campo pela Colômbia menos de 48 antes do apito inicial do jogo contra o Sporting e, assim, a sua condição física, pese embora as medidas tomadas pelo FC Porto no que diz respeito à sua viagem de regresso, é uma verdadeira incógnita. A somar a isto, recorde-se, Grujic pode recuperar a tempo de ir a jogo (continua em treino integrado condiciona­do),

CONDIÇÃO DE URIBE, QUE JOGA NA MADRUGADA DE 5ª PARA 6ª FEIRA, É INCÓGNITA. GRUJIC NEM SE ESTREOU E AINDA RECUPERA

mas a verdade é que ainda nem sequer se estreou, pelo que o ritmo competitiv­o do sérvio, de 25 anos, nunca será o melhor.

Duas semanas em ‘casa’

Em contracicl­o com os seus companheir­os está precisamen­te Sérgio Oliveira. O centro-campista, habitualme­nte chamado à Seleção Nacional, ficou sem surpresa de fora dos eleitos de Fernando Santos e pôde trabalhar estas duas semanas sob as ordens de Sérgio Conceição no Olival, um pormenor que o treinador pode vir a valorizar de forma decisiva no momento de escalar o seu onze.

De resto, desde a chegada do técnico ao Estádio do Dragão em 2017/18 e pese embora a passagem fugaz pelo PAOK, Sérgio Oliveira tem sido cliente habitual nos grandes jogos nacionais – ver quadro ao lado –, acumulando uma tarimba não raras vezes decisiva em embates desta envergadur­a.

*

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal