Record (Portugal)

VARANDAS DOBROU CABO DAS TORMENTAS

Presidente do Sporting entra no último ano de mandato... já de olhos postos na recandidat­ura

- VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

çHá três anos por esta altura, o Sporting mobilizava-se para as eleições mais concorrida­s de sempre. Foi a 8 de setembro de 2018, quatro meses após o ataque à Academia, quando mais de 22 mil sócios respondera­m à chamada para escolherem o sucessor de Bruno de Carvalho e da Comissão de Gestão. Eleito pela maioria dos votos mas não dos sócios, Frederico Varandas nunca saboreou um verdadeiro ‘estado de graça’. Os problemas multiplica­ram-se à medida que os meses iam passando e, não fossem as duas taças conquistad­as em cima das feridas de Alcochete, a contestaçã­o potenciada pelo diferendo com as claques e pelos apoiantes de BdC poderia mesmo ter provocado nova crise diretiva. Com graves dificuldad­es financeira­s, uma herança pesada em várias frentes e opções desportiva­s erradas, o segundo ano do mandato de Varandas ficou marcado pela saída prematura de Marcel Keizer e pela venda falhada de Bruno Fernandes no verão (seria consumada em janeiro), factos que, aliados aos maus resultados da era Silas, colocavam a atual direção no fio da navalha em... março de 2020. E foi neste momento que o paradigma começou, verdadeira­mente, a mudar.

Ponto de viragem

A aposta arriscada em Rúben Amorim, que implicou um investimen­to superior a 10 milhões de euros, não deu resultados logo de início mas compensou totalmente na segunda época, com a histórica conquista do título nacional, 19 anos depois. O impacto da vitória na Liga, em conjunto com o trabalho desenvolvi­do na formação e nas modalidade­s, ajudaram Varandas a dobrar o Cabo das Tormentas. E de tal maneira que, à entrada do final deste primeiro mandato, o presidente, de 41 anos, já prepara a recandidat­ura, como Record noticiou a 19 de maio.

Se as próximas eleições forem realizadas dentro da janela prevista pelos estatutos, o Sporting vai a votos entre 1 de março e 30 de abril de 2022. A recandidat­ura de Frederico Varandas é praticamen­te certa.

*

 ??  ?? CAMPEÃO. Título é o ponto alto do mandato de Varandas
CAMPEÃO. Título é o ponto alto do mandato de Varandas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal