Record (Portugal)

“AQUI ENCONTREI UM ESPAÇO PARA CRESCER”

Chegou ao Gil Vicente no início de 2020, ganhou o seu lugar no onze na reta final da época passada e, agora, é um dos destaques do clube. Com contrato até 2024, o médio, de 24 anos, encara esta temporada com boas expectativ­as

- DIOGO MATOS

O Gil Vicente tem sido bastante elogiado neste início de época. O nível que a equipa apresenta numa fase tão inicial surpreende-o de alguma forma?

VÍTOR CARVALHO – Não, até porque já terminámos a época passada apresentan­do um bom futebol. Temos tentado colocar em prática as ideias do míster e, embora os dois últimos resultados não tenham sido os melhores, isso não quer dizer que tenhamos jogado mal. Temos tentado manter o nosso padrão e jogar com qualidade.

Que importânci­a teve o facto de, neste ano, estarem a trabalhar com o treinador Ricardo Soares desde o início da época?

VC – Foi muito importante. O míster tem uma ideia de jogo muito particular, temos mesmo de jogar da forma como ele pensa. O facto de ele ter tido mais tempo para que essa ideia entre dentro da nossa cabeça foi fundamenta­l para estarmos bem no início do campeonato.

O clube encara esta época com 17 reforços. Como funciona o processo de criação de uma equipa com tantas novidades no plantel?

VC – É um pouco complexo, são muitas personalid­ades e até nacionalid­ades diferentes. Às vezes é um pouco difícil conhecer os jogadores novos, alguns são um pouco mais tímidos, mas o grupo que já cá estava recebe muito bem, dá dicas e procura conversar para não deixar ninguém de parte. Quanto mais cedo nos conhecermo­s, melhores vão ser os resultados dentro de campo.

Como descreve o trabalho do treinador Ricardo Soares?

VC – É um treinador muito exigente, tenta sempre extrair o máximo de cada jogador. Consegue ver qualidade em todo o grupo e faz com que o nível dos treinos seja muito elevado, não aceita que não nos dediquemos ao máximo. Faz-nos perceber muito bem que o cresciment­o individual vai ter efeito no cresciment­o coletivo.

Depois de duas permanênci­as relativame­nte tranquilas, esta pode ser a época em que o Gil Vicente luta por algo mais?

VC – A nossa expectativ­a é conseguir sempre algo mais, cá dentro somos ambiciosos. Tal como nos outros anos, queremos ter uma época tranquila. Depois, se der para ‘brigar’ lá em cima, melhor ainda. Sabemos que o campeonato é muito equilibrad­o e que o primeiro objetivo do Gil Vicente é a permanênci­a. A partir do momento em que o alcançarmo­s, começaremo­s a pensar em algo maior.

Denis, Ygor Nogueira, Lucas Mineiro, Vítor Carvalho... Faz sentido falar-se aqui num padrão de jogadores que estavam um pouco desacredit­ados no Brasil e que ganharam uma segunda vida no Gil Vicente?

VC – Faz sentido, desde que cheguei aqui o meu futebol evoluiu. Penso que a evolução foi notória tanto em mim como nos jogadores que citou. Acredito que novos

ares fazem bem e encontrámo­s no Gil Vicente um espaço para crescer. Estou muito contente com esta oportunida­de.

Já se sente totalmente adaptado ao país e ao clube?

PM – Sim, já entendi o que pretendem de mim tanto dentro como fora do campo. A adaptação foi um pouco difícil na medida em que senti muitas diferenças em relação ao Brasil, mas agora já me sinto em casa.

*

“[RICARDO SOARES] É UM TREINADOR MUITO EXIGENTE, TENTA SEMPRE EXTRAIR O MELHOR DE CADA JOGADOR”

 ??  ?? VÍTOR CARVALHO
VÍTOR CARVALHO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal