Record (Portugal)

CLÁSSICO É PONTE PARA A GLÓRIA

Dragões não venceram nenhum embate para a Liga frente aos rivais na última época. Desejo de arranque positivo de Conceição passa por viragem imediata

- ANDRÉ MONTEIRO

São três pontos que valem tanto como quaisquer outros, é certo, mas têm o benefício de, quando garantidos, significar­em automatica­mente a derrota do adversário. Os clássicos são sempre jogos importante­s e, na ótica do FC Porto, este ainda mais, tendo em conta o atual contexto e o lastro que a equipa traz de 2020/21. Sérgio Conceição já avisou publicamen­te que o objetivo imediato passa por um bom arranque na Liga e tal significa que, em Alvalade, só a vitória interessa.

Este é o ‘desafio clássico’ para a equipa azul e branca, que na época passada não venceu qualquer um dos quatro encontros com rivais diretos na luta pelo título, isto no que ao campeonato nacional diz respeito. Os empates com o Benfica, ambos a uma bola, e os verificado­s frente ao Sporting (2-2 e 0-0) não permitiram à equipa de Sérgio Conceição ameaçar de forma mais séria o 1º lugar, garantindo o encaixe de apenas 4 pontos num total possível de 12. Se dúvidas houvesse sobre a importânci­a deste tipo de encontros para a definição do campeão nacional, basta perceber que as duas melhores prestações neste capítulo na era Sérgio Conceição resultaram na conquista de dois títulos. Em 2017/18, duas vitórias e dois empates foram fulcrais para o êxito portista no campeonato, sendo que o último triunfo foi absolutame­nte decisivo: no Estádio da Luz, através do golo de Héctor Herrera (1-0), nos minutos finais do encontro.

A tendência repetiu-se em 2019/20, época em que a equipa de Sérgio Conceição limpou totalmente a concorrênc­ia com quatro vitórias, nomeadamen­te na partida da consagraçã­o como campeã nacional. Esse é, de resto, o último triunfo do clube em clássicos a contar para o campeonato nacional. A 15 de julho de 2020, aí na 32ª jornada da 1ª Liga, os dragões receberam e bateram o Sporting, já de Rúben Amorim, por 2-0, com golos de Danilo Pereira e Marega.

Dezena sem perder é possível

OS DOIS TÍTULOS GANHOS COM O ATUAL TÉCNICO TIVERAM RELAÇÃO DIRETA COM O ‘MINI CAMPEONATO’ DOS GRANDES

É com os níveis de exigência e ambição bem elevados que Sérgio Conceição tem preparado o embate de amanhã. No entanto e como patamar mínimo, técnico esperará completar uma série de 10 clássicos na prova sem perder.

Antes dos quatro empates da época transata e das quatro vitórias de 2019/20, ganhou ainda o clássico da 34ª jornada de 2018/19 com o Sporting. São nove de uma enfiada a amealhar, pelo menos, um ponto.

*

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal