Record (Portugal)

Todos os Díaz fossem este

- RUI MALHEIRO

À TERCEIRA ÉPOCA NO DRAGÃO, LUIS DÍAZ LIBERTOU-SE DO PAPEL DE JÓQUER E METAMORFOS­EOU-SE NO JOGADOR MAIS RESOLUTIVO DA EQUIPA. AOS 24 ANOS E COM CADA VEZ MAIS MERCADO NA PRIMEIRA LINHA EUROPEIA (REFLEXO DAS ATUAÇÕES NA COPA AMÉRICA’2021), O EXTREMO É FORTE CANDIDATO A A PROTAGONIS­TA DO CAMPEONATO

çFoi em Barrancas, na fronteira entre Colômbia e Venezuela, que nasceu e Luis Díaz, descendent­e do grupo étnico Wayúu, conhecido por habitar em cabanas cujo telhado é de folhas de palmeira. A vizinhança com a mina de carvão de Cerrejón, uma das maiores do mundo a céu aberto, secou o rio Ranchería, a principal fonte de alimentaçã­o da povoação. Mas nem a falta de água, nem a fome, ludibriada com pequenos pedaços de carne de cabra, frearam a paixão do menino franzino pela bola. Foi no Club Baller, escola de futebol do progenitor, que Luchito sobressaiu como extremo hábil que desejava imitar as fintas do brasileiro Ronaldinho Gaúcho, o seu ídolo. Contudo, seguindo o apelo materno, nunca negligenci­ou os estudos, e até chegou a projetar engenharia e arquitetur­a como planos alternativ­os ao futebol.

A Copa América para seleções Indígenas, disputada em 2015, foi a porta de entrada para o futebol profission­al, apadrinhad­a pelo mítico Valderrama. Visivel- mente desnutrido, com peso muito abaixo do ideal, Luchito não persuadiu o selecionad­or que duvidou da sua aptidão para reagir a um jogo mais físico. Só que o pibe de Barrancas se re- velava mais rápido, tecnicista e eficaz em zona de finalizaçã­o do que todos os candidatos a um lu- gar na competição, tornando inevitável a sua presença. Segui- ram-se os dribles e os golos de bandeira que o metamorfos­earam em protagonis­ta da prova, e levaram Valderrama a aconselhar a sua aquisição ao Barranquil­la FC. Tinha, então, 18 anos, e viu-se obrigado a seguir um rigoroso plano para engordar 10 quilos, baseado em pastas e carne, acompanhad­o por multivitam­ínicos para aumentar a massa muscular. Foi o arranque de um trajeto ascensiona­l, com passagem posterior pelo Junior Barranquil­la, clube que lhe abriu as portas da divisão maior e da seleção, antes de rumar, em julho de 2019, ao FC Porto, a troco de 7,22 milhões de euros, com a tarefa hercúlea de suceder a Brahimi. Para trás ficou um pré- -acordo com o Zenit e o interesse de Club Brugge, B. Dortmund, Cardiff e o River Plate.

Com 32 partidas como suplente utilizado em 78 jogos entre campeonato e as provas europeias nos dois primeiros exercícios como dragão, assinalado­s por 18 golos e 11 assistênci­as, Díaz foi deixando para trás o pa pel de jóquer para ganhar o estatuto de titular indiscutív­el, candidatan­do-se a protagonis­ta da época 2021/22. Para isso, o FC Porto travou o interesse de clubes espanhóis, italianos e ingleses, estimulado­s pela brilhante participaç­ão na Copa América’2021, concluída com o troféu de melhor marcador a par de Messi e a entrada no onze ideal. A partir da ala esquerda, o colombiano sabe tirar partido da técnica, capacidade de drible e qualidade na tomada de decisão, conjugando-as a velocidade e agilidade, para traçar diagonais com e sem bola, gerando desequilíb­rios.

AOS 18 ANOS VIU-SE OBRIGADO A SEGUIR UM RIGOROSO PLANO

PARA ENGORDAR 10 QUILOS

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal