Record (Portugal)

Fantasmas da Europa e o fantasma de xadrez

REGRESSA A LIGA. O BENFICA TEM A MISSÃO MAIS APARATOSA. A HISTÓRIA RECENTE PROVA QUE OS JOGOS COM O BOAVISTA PODEM REDUNDAR EM DESCALABRO. É, ASSIM, NATURAL A EXPECTATIV­A DOS RIVAIS COM O DESENLACE DO JOGO DA LUZ

- Leonor Pinhão

Depois dos torneios das seleções e das competiçõe­s europeias de clubes regressa neste fim-de-semana a Liga nacional com a realização da sua 6.ª jornada que nos irá dizer, não tarda nada, a dimensão do impacto destes compromiss­os internacio­nais nas equipas que lutam pelo título de campeão de Portugal. Para o Sporting e para o FC Porto, os jogos a meio da semana que disputaram contra equipas com valor foram uma novidade da época de 2021/2022 – porque ainda não tinham feito nenhum jogo europeu – mas para o Benfica não se tratou de uma primeira vez. A equipa de Jesus somou 4 jogos internacio­nais no mês de agosto porque foi obrigada a disputar em duas eliminatór­ias o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e ainda está fresca na memória a dificuldad­e que foi vencer o Tondela na Luz imediatame­nte a seguir ao jogo na Holanda com o PSV que exigiu um esforço tremendo à equipa de Jorge Jesus.

Também ainda não foi esque- cido

o benefício prático e material que o Sporting arrecadou na época passada por se ter visto livre muito cedo das competiçõe­s europeias ao falhar a qualificaç­ão para a Liga Europa perante os austríacos do LASK Linz. À frustração eu- ropeia seguiu-se uma caminhada interna com folgas a meio da semana que conduziria o Sporting a uma liderança descansada do campeonato e

O BENFICA-BOAVISTA É MESMO UM JOGO PARA O HUGO MIGUEL PROGREDIR NA CARREIRA

ao triunfo final. Este ano não vai ser assim porque os campeões nacionais estão na Liga dos Campeões e o calendário de atividades está mais do que bem preenchido até dezembro, o que faz muita diferença.

Dos três grandes

veremos quem são os maiores após esta 6.ª jornada que leva o Sporting até ao Estoril, o Boavista até à Luz e o FC Porto a receber o Moreirense, parecendo ser este o desafio menos complicado na agenda das equipas que lutam pelo título nacional. Dos três, é o Benfica quem tem uma missão mais aparatosa porque os jogos com o Boavista podem redundar em descalabro. Aconteceu no ano passado, também à 6.ª jornada, ir o Benfica a casa do Boavista para sofrer uma derrota inapelável por 3-0 e nunca mais se endireitar até ao fim da época. Daí também a importânci­a deste desafio que se coloca ao Benfica que quererá, certamente, matar o fantasma de xadrez depois de 90 minutos em Kiev que, na realidade, nada tiveram de esplendoro­sos mas que não podem deixar de pesar nas pernas dos jogadores, sobretudo nas pernas de Rafa – o melhor jogador do Benfica neste arranque de temporada – pelo muito que correu e pela muita pancada que apanhou na Ucrânia.

É natural a expectativ­a

dos rivais do Benfica com o desenlace do jogo na Luz, o jogo maior da jornada que pode trazer alterações no cimo da tabela. É mesmo um jogo para o Hugo Miguel progredir na carreira .

 ??  ??
 ??  ??
 ?? VÍTOR PINTO ??
VÍTOR PINTO
 ?? PAULO FUTRE ??
PAULO FUTRE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal