Record (Portugal)

O intercâmbi­o com a França

- Luciano Gonçalves Presidente da APAF

Que o futebol é um dos desportos mais espetacula­res do mundo ninguém duvida; que o futebol também pode servir para nos fazer refletir aí já apenas alguns acreditam, mas que ele nos dá factos que nos deve levar a mudar comportame­ntos, apenas alguns tem essa capacidade de encaixe.

Não vou entrar

no benefício ou prejuízo deste intercâmbi­o enquanto não perceber se estamos preparados para isso. No passado fim de semana tivemos o Luís Godinho a arbitrar o Bordéus – Lens e tivemos o francês Willy Dejanod no P. Ferreira – Sp. Braga. Este intercâmbi­o serve para fazermos uma reflexão.

É claro para todos nós

que existe um excesso de paragens e faltas em Portugal, mas o tema tem feito correr muita tinta sobre de quem é a responsabi­lidade. Vejamos a estatístic­a.

No jogo da Liga

o juiz francês bateu o seu numero de faltas por jogo apitando 30 faltas enquanto nos jogos da Ligue 1 o seu recorde é de 24 (PSG – Estrasburg­o). O contrassen­so foi Luís Godinho ter batido em França o seu recorde... ao contrário. Em Portugal a sua média é de 32 faltas por jogo e, em França, só assinalou 19!!!

Será apenas um número,

uma exceção à regra, ou será que irá tornar-se uma norma? Vamos aguardar, embora isso deva servir, no mínimo, para deixar de empurrar a responsabi­lidade apenas para o árbitro e perceber como jogadores e treinadore­s também podem e devem trabalhar para se alterar estes dados.

Termino a dar os parabéns

ao Canal 11 por nos fazer refletir sobre estes dados que tanto comentário injusto tem feito correr nos mais diversos órgãos de comunicaçã­o social.

Todos juntos podemos melhorar e muito.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal