Record (Portugal)

JOÃO ALMEIDA

João Almeida, como se esperava, recuperou a amarela no Luxemburgo, ao ser segundo no CRI

- ANA PAULA MARQUES

OURO: Cumpriu o plano definido para o objetivo de vencer a Volta ao Luxemburgo: aproveitou o contrarrel­ógio (foi 2.º) para recuperar a camisola amarela. Terá hoje a merecida consagraçã­o na última etapa.

João Almeida era apontado favorito a vencer a quarta etapa da Volta ao Luxemburgo, um contrarrel­ógio de pouco mais de 20 quilómetro­s. Mas o português nem precisou de ser o mais rápido para recuperar a camisola amarela, dispondo agora de uma confortáve­l margem, 43 segundos, sobre o anterior líder, o suíço Marc Hirschi (Emirates), para poder festejar hoje o triunfo. Na luta contra o relógio, o português foi segundo classifica­do, a escassos dois segundos do companheir­o de equipa, o italiano Mattia Cattaneo, com a Deceuncink-Quick Step a mostrar mais uma vez o seu poderio neste tipo de etapas.

“Fizemos primeiro e segundo, não existe nada melhor”, começou por dizer João Almeida à assessoria da equipa. “Estou muito feliz por ter recuperado a liderança,

PORTUGUÊS DA DECEUNINCK LIDERA AINDA A CLASSIFICA­ÇÃO DOS PONTOS E A DA JUVENTUDE EM PROVA QUE TERMINA HOJE

mas também pela vitória do Mattia, pois ele mereceu”, destacou ainda.

Depois de dois contrarrel­ógios mais modestos, nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020 (13º) e Europeu de Trento (10º), eis que João Almeida volta a estar entre os melhores nesta especialid­ades, ele até que não vai fazer esta prova (amanhã) nos Mundiais da Flandres, por estar na Volta ao Luxemburgo. Ainda que esta competição termine hoje, não haveria tempo de recuperar. Serão Nelson Oliveira (Movistar) e Rafael Reis (Efapel) os representa­ntes nacionais. “Tive pernas muito boas hoje e dei tudo de mim, principalm­ente na segunda parte do percurso”, explicou o jovem de A-dos-Francos. “Tenho uma boa margem na geral agora e faremos de tudo para manter a camisola”.

João Almeida envergou ao vencer a etapa inaugural, cedendo-a na etapa seguinte a Marc Hirschi, para a recuperar ontem. A última tirada, hoje, tem bastantes dificuldad­es na sua primeira metade, com quatro contagens de montanha.

Despedida em beleza

João Almeida faz na Volta ao Luxemburgo uma das últimas corridas pela Deceuninck-Quick Step (a partir de 2022 vai correr na Emirates) e a ‘despedida’ não podia estar a correr melhor. Em agosto venceu a Volta à Polónia, onde se estreou a ganhar em provas do World Tour, resultado que deverá repetir hoje no Luxemburgo.

O português vai participar na prova de fundo dos Mundiais (26), devendo terminar a temporada na Volta à Lombardia, a 9 de outubro.

*

 ??  ??
 ??  ?? ESTATUTO. João Almeida voltou ao mais alto lugar do pódio
ESTATUTO. João Almeida voltou ao mais alto lugar do pódio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal