Record (Portugal)

WAYNE ROONEY

Entidades desportiva­s nacionais não aceitam que a prova passe a ser de dois em dois anos

- PEDRO GONÇALO PINTO

LATA: Não teve sorte: assumiu o comando técnico de um clube incapaz de lhe dar condições mínimas de trabalho. O Derby County declarou insolvênci­a e a Liga, ato contínuo, retirou-lhe 12 pontos. Vida difícil.

O futebol português fez questão de marcar uma posição bem clara contra a hipótese de o Mundial passar a ser organizado de dois em dois anos, ao invés de quatro em quatro. Nesse sentido, a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Portugal, o Sindicato de Jogadores Profission­ais de Futebol, a Associação Nacional de Treinadore­s de Futebol e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol juntaram-se para explicar o porquê de rejeitarem esta ideia. “Não podemos ser favoráveis a que uma medida destas seja implementa­da e ainda menos como resultado de um processo de consulta inexistent­e, no que aos clubes, ligas, federações, sindicatos de jogadores, treinadore­s e árbitros diz respeito”, pode ler-se no comunicado conjunto. Destacam-se dez fatores que justificam esta posição, como “a sobrecarga dos calendário­s e a saúde física dos atletas” ou “o impacto sobre a saúde mental dos jogadores, obrigados, neste formato, a fazerem duas concentraç­ões anuais de várias semanas”. Por outro lado, também se destaca “a sobreposiç­ão de provas continenta­is e interconti­nentais

FEDERAÇÃO, LIGA, SINDICATO E ASSOCIAÇÕE­S DE ÁRBITROS E TREINADORE­S JUNTAM-SE PARA MARCAR POSIÇÃO

masculinas e femininas nos mesmos anos, retirando impacto à forte aposta que se tem feito na promoção do futebol feminino um pouco por todo o Mundo e em particular na Europa”.

Destaque ainda para o facto de os clubes “ficarem sem competição durante mais de um mês seguido durante a época desportiva”, bem como para o “aumento do risco de lesão em torneios concentrad­os de apuramento e fases finais”. O comunicado refere ainda o impacto na visibilida­de das provas nos escalões sub-21 e sub-20, além da “saturação evidente do mercado de direitos televisivo­s e comerciais ao duplicar a periodicid­ade da maior prova do Mundo, provocando danos por medir nas ligas nacionais e no valor dos seus direitos”.

*

 ??  ??
 ??  ?? UNIÃO. Portugal é contra o Mundial de dois em dois anos
UNIÃO. Portugal é contra o Mundial de dois em dois anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal