Record (Portugal)

FEDERAÇÃO DE CANOAGEM

João Ribeiro (K1 500) e a dupla Baptista/Laia (K2 200 misto) conquistar­am a prata no último dia

- ANA PAULA MARQUES

OURO: Os cinco pódios na Dinamarca, com as medalhas de Fernando Pimenta, João Ribeiro, Messias Baptista/Francisca Laia e Norberto Mourão, foram o melhor resultado de sempre num Mundial!

Em ano de Jogos Olímpicos, houve também um Mundial. E Portugal conseguiu em Copenhaga os melhores resultados de sempre nesta competição, regressand­o a casa com cinco pódios. Antes de Pimenta fechar o dia com a prata no K1 5000, já João Ribeiro (K1 500), e Messias Baptista e Francisca Laia (K2 200 misto), tinham feito o mesmo. Para Ribeiro, tratou-se da segunda prata na mesma prova, que não é olímpica, após ter sido vice-campeão europeu. E na hora de celebrar fez questão de referir que a canoagem portuguesa não é apenas Pimenta.

“Ele é o expoente máximo da nossa modalidade, o melhor atleta de Portugal na canoagem. Já o provou várias vezes e continua a fazê-lo, mas há muito mais do que o Fernando. Temos atletas com grandes resultados, com presenças assíduas em finais mundiais”, frisou à Lusa o olímpico, que em Tóquio’2020 integrou o K4 500. “Sabe quase a ouro. Eu e o meu treinador tivemos um mês para nos prepararmo­s e é muito difícil fazê-lo neste tempo”.

Decisão acertada

Após falhar a qualificaç­ão para Tóquio’2020, Francisca Laia teria todas as razões para dar por terminada a época. Em boa hora não o fez, pois ontem conquistou a sua primeira medalha em Mundiais, tal como Baptista.

“Antes de entrarmos para a água, o treinador disse-nos que ninguém é impartível. Acho que conseguimo­s provar que temos nível e que estamos cá para lutar”, disse à Lusa a canoísta de “Os Patos”.

*

 ??  ??
 ??  ?? PÓDIO. Ribeiro, Baptista e Laia também foram medalhados
PÓDIO. Ribeiro, Baptista e Laia também foram medalhados
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal