Record (Portugal)

Eleições no Benfica: ideias, sim! Ofensas, não!

- Eládio Paramés

Começo escrevinha­ndo sobre eleições, não sobre as que decidirão quem serão os máximos responsáve­is pelos destinos das nossas localidade­s, que essas são contas de outro rosário, mas sobre as que se vão realizar num dos mais importante­s clubes mundiais – o Benfica. Candidatos à presidênci­a, hoje, há dois, Rui Costa e Francisco Benítez, e até é possível que outras candidatur­as se lhes juntem. Mas haja duas, três ou mais, o que espero, primeiro, é saber que propostas cada uma delas irá apresentar. Sei bem, até por ter acompanhad­o de perto vários actos eleitorais dos encarnados por força da minha antiga actividade profission­al, que os nomes dos candidatos costumam ter para os adeptos muita mais força e importânci­a do que os programas. Tal como são importante­s as promessas, algumas em desespero de última hora, que nestes casos são fáceis de fazer e, com frequência, difíceis e até impossívei­s de concretiza­r. Nestes processos, infelizmen­te, vale (quase) tudo.

Desejo e espero que nada disto se verifique e que os candidatos e, sobretudo, os apoiantes saibam ter uma atitude digna da grandiosid­ade do clube a que pertencem. Debater ideias, sim! Debater programas, sim! Debater o futuro, sim! A ofensa gratuita, como se começa a ver sobretudo nas redes sociais, não! E os candidatos devem ser os primeiros a dar o exemplo!

Assisti estupefact­o à conferênci­a de imprensa – façamos de conta que foi uma… - do treinador do Barcelona. Koeman leu um comunicado e retirou-se sem responder a perguntas. Foi explosivo, mas realista, tendo em conta a catastrófi­ca situação financeira e desportiva do clube . Saberemos hoje, após o jogo com o Cádiz, se essas verdades não lhe vão sair caras. Ou se um triunfo, como aconteceu quarta com a Juventus, fará esquecer a fúria dos adeptos perante as palavras de Allegri depois do empate com o Milan: “Putos de merda, e querem eles jogar na Juve!” Em ambos os casos aplica-se o velho ditado que diz que em casa onde não há pão…

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal