Record (Portugal)

HORROR COM CÃES E MARTELOS

Comunicado do Sporting denuncia ainda que um adepto leonino foi ferido “gravemente” em Valongo

- MARINA ALVES

çA deslocação do Sporting a Valongo no fecho da 1ª jornada do campeonato terminou com vitória leonina (5-3), mas também com indicentes nas bancadas. Em comunicado, os leões denunciam agressões a “adeptos e elementos do staff” que os obrigaria a refugiarem-se nos balneários, sendo que num “segunda vaga, outros adeptos do Valongo, alguns acompanhad­os de cães e martelos, voltaram a agredir os do Sporting que ainda permanecia­m nas bancadas”. Refere ainda que foi “necessário prestar imediata assistênci­a médica a um dos adeptos gravemente agredido”.

O Sporting denuncia ainda que o número de adeptos seria superior ao permitido, “o que contrastav­a com o reduzido e insuficien­te número de forças policiais - circunstân­cia prepondera­nte para o sucedido”. Perante os acontecime­ntos, o clube de Alvalade revela que “enviou uma exposição ao Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal a relatar ao pormenor todos os incidentes”. Contactado por Record, António Costa, dirigente do Valongo, não esclareceu quantos adeptos estavam no pavilhão, nem comentou os indicentes, limitando-se a dizer: “Vamos ter uma reunião de urgência hoje [ontem] à noite e decidir o que fazer”. O Municipal de Valongo tem capacidade para 2300 espectador­es, mas as restrições vigentes limitam a lotação a 50 por cento, que terá sido ultrapassa­da. “Falam demais”, disse o dirigente. O jogo, não sendo considerad­o de alto risco, não obrigava à requisição de policiamen­to, tendo os valonguens­es optado por segurança privada.

Apesar disso, o nosso jornal contactou a PSP de Valongo, que remeteu para o Comando Distrital do Porto. “Não sei o que se passou, desconheço. O que sei foi o que vi nas notícias. Qualquer outro esclarecim­ento tem de ser com as Relações Públicas”, declarou o Comissário Jorge Certal. No entanto, à hora do contacto, a seção de Relações-Públicas já estava encerrada.

Já fonte da Federação (FPP) disse estar “a aguardar pelo relatório do jogo”.

Possíveis castigos

Caso haja lugar a processo, o Regulament­o de Justiça e Disciplina prevê desde logo, que o clube visitado tem o dever de garantir a segurança do espectácul­o e dos espectador­es, incorrendo numa multa “entre quatro a nove Salários mínimos nacionais”. No caso de agressões, está previsto que o clube “cujo adepto agrida fisicament­e espectador ou pessoa presente em recinto desportivo” é sancionado de um a quatro jogos à porta fechada.

*

 ?? ?? REALIDADE. Público sem distanciam­ento, confusão nas bancadas e cães usados como arma de agressão
REALIDADE. Público sem distanciam­ento, confusão nas bancadas e cães usados como arma de agressão
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal