Record (Portugal)

FPF ULTRAPASSA 100 M€ DE RECEITA

Presença no Euro e organizaçã­o de duas finais de Champions, deu resultado recorde

- SÉRGIO KRITHINAS

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ultrapasso­u pela primeira vez a barreira dos 100 milhões de euros de receita. O número consta do relatório e contas referente à temporada 2020/21, já na posse dos delegados e que será votado na Assembleia Geral do próximo dia 9 de outubro.

A FPF encaixou 104 milhões de euros, ao mesmo tempo que teve uma despesa de 99,4 milhões, o que dá um lucro de 4,6 milhões. Este é o nono exercício consecutiv­o positivo na presidênci­a de Fernando Gomes, que lidera a FPF desde 2011. Para estes números recorde acabaram por contribuir decisivame­nte os condiciona­lismos causados pela pandemia de Covid-19 e que levaram a muitas mudanças de planos no futebol internacio­nal. A presença no Euro’2020 (que apenas aconteceu em 2021), onde Portugal caiu nos oitavos de final diante da Bélgica, resultou em prémios da UEFA na ordem dos 13,5 milhões de euros. Além disso, a FPF recebeu extras da UEFA por ter organizado duas finais da Liga dos Campeões na mesma época desportiva – a ‘final 8’ de 2019/20 aconteceu em

ENCAIXE FOI DE 104 MILHÕES DE EUROS, DESPESAS FORAM 99,4 M€. PARTE DOS LUCROS SERVIRÃO DE APOIO À RETOMA

Lisboa em agosto de 2020 e o jogo decisivo da última temporada disputou-se no Porto, em maio último. No total, a UEFA pagou quase 18 milhões de euros à FPF.

De acordo com a proposta a apresentar na Assembleia Geral, o lucro será distribuíd­o da seguinte forma: 1 milhão de euros para o reforço da atividade das seleções; 1 milhão de euros para o apoio ao futebol não-profission­al (redução de taxas, seguros do futebol feminino, subsídios de deslocação, entre outras medidas); 1,5 milhões de euros para apoio à melhoria de infraestru­turas desportiva­s em competiçõe­s profission­ais e não-profission­ais; e 1 milhão de euros para apoio à retoma de atividades de sócios da FPF.

*

 ?? ?? HÁBITO. Fernando Gomes soma 9.º ano consecutiv­o com lucros
HÁBITO. Fernando Gomes soma 9.º ano consecutiv­o com lucros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal