Record (Portugal)

Darwin pode valer bem mais que 20 milhões

- çTaremi é vítima da própria fama, no que toca aos penáltis? PAULO FUTRE NÉLSON PEREIRA, PORTO

Hoje, com 55 anos, continuo a ser considerad­o pela imprensa espanhola o maior ‘piscineiro’ da história do futebol... e sinto-me honrado. E para os meus ex-companheir­os (ou rivais )da minha época sou o maior da história na arte de provocar penáltis e muito mais honrado me sinto. Já depois de retirar-me, estava a jantar num restaurant­e em Madrid, e vem um senhor à minha mesa. Diz-me que é do Atlético e pede-me um autografo. Enquanto estou a escrever a dedicatóri­a diz: “Quando os teus inimigos te diziam que eras o maior ‘piscineiro’ da história, mais que crítica via aquilo como um elogio, porque estavam a dizer que eras o jogador de toda história da liga que mais entrou nas áreas rivais com a bola nos pés. Por outro lado, diziam que fostes o jogador que mais polémica criou em Espanha. Metade dos espanhóis diziam que era penálti e outra metade diziam que não. Tudo isso te prejudicou, pois a diferença entre os penáltis mal assinalado­s e os que ficaram por marcar foi abismal.” Estas frases faziam todo o sentido e pego nelas para te responder . O Taremi, em Portugal, é o maior ‘piscineiro’, o jogador que cria mais polémica. No máximo daqui a três jogos estaremos aqui novamente a falar nele e se foi penálti ou não, porque o Taremi possuir a virtude de ter ‘arte para provocar penáltis’. Os jogadores que têm estas carateríst­icas (são muito poucos) muitas vezes nem eles sabem se foram tocados, como era o meu caso. Se em 10 jogadas polémicas se o árbitro acertar 5 já é muito... Quando me marcavampe­nálti que a televisão mostrava ter sido inexistent­e, pagava caro. Nas próximas cinco jornadas não marcavam, mesmo que fosse. Hoje há o VAR para evitar erros graves e as represália­s contra os jogadores com esta fama. Se os árbitros portuguese­s sabem que oTaremi tem esta fama, precisam de trabalhar muito, pois ele em todos os jogos vai cair na área... Não basta ver uma só imagem ou confiar na intuição. Se ainda jogasse aconselhar­ia o VAR a ter uma lupa ao lado, pois poderia precisar dela.

+O PSG está cheio de estrelas mas os resultados estão longe de ser espetacula­res. Será difícil Pochettino gerir tantos egos?? TERESA PALMA, MONTIJO

Em primeiro lugar é com grande prazer que respondo a uma con- terrânea. Sem dúvida Teresa: o futebol praticado pelo o PSG atá aqui não tem sido nada espe- tacular e o nivel está muito longe das previsões. Mas também é verdade que este PSG, após nove jornadas, lidera a liga fran- cesa com 6 pontos de vantagem. Se não tivessem perdido a sema- na passada, já ninguém os agarrava... e estamos em outubro.E na Champions também são líderes e ja ganharam ao Manchester City. Agora ,imagina se tivessem jogado benzinho ou se começam a jogar o que po dem. Precisam de fazer mais jogos com o mesmo onze. O Messi só ainda alinhou cinco vezes e na primeira saiu do banco. O Pochetino não tem a experiênci­a de Mourinho ou Guardiola a lidar com os egos dos grandes cra- ques, mas foi titular da seleção argentina como jogador. Atuou com muitos craques e como treinador tem feito sempre bons trabalhos. E é argentino! Se o Messi estiver feliz com a relação que tem com o treinador e se o Mauricio (inteligent­emente) pedir a opinião ao numero 1 de vez a vez, pode estar tranquilo que tem o balneário controlado.Se fizer o mesmo com o Neymar e o Mbappé, então tem o balneário super bloqueado e pode dormir tranquilo. O sábio Aragonés dizia que o futebol era para inteligent­es e não para tontos e neste caso o Pochetino de tonto não tem nada. Foi um central de grande nível, mas nunca dirá às três feras como se marcam faltas, ao contrário de um treinador que tinha sido um jogar medíocre e quis ensinar o Cristiano Ronaldo a bater faltas. Faz parte do grupo dos tontos e durou dois dias no cargo! A grande missão do Pochettino até fevereiro, quando começarem os ‘oitavos’ da Champions, é ter os três homens do meio campo mentalment­e preparados para tapar todos os buracos. Será preciso correr por 6. Só assim, com três leões a ‘morder’ nas eliminatór­ias a dois jogos, poderá chegar à final da Champions. O Messi, nos 18 anos no Barcelona, com equipas de luxo, só foi 4 vezes à final! Pochettino sabe isto tudo. Os egos nunca serão problema para ele. É inteligent­e e de tonto não tem nada!

+Qual a sua opinião sobre as conquistas do futsal? MÁRIO DA SILVA JESUS, ODIVELAS

Já contei, mais do que uma vez, que quando estava no Atlético Madrid, o presidente Gil y Gil tentou convencer-me a tratar da naturaliza­ção para não contar como estrangeir­o. Recusei sempre, como continuari­a a recusar hoje ou amanhã. Ser português é algo que não tem preço. A minha veia patriótica foi sempre algo muito importante para mim. Por isso, não imaginas o orgulho que sinto sempre que acontecem estas conquistas. Somos campeões do Mundo de futsal! Do Mundo! Quero felicitar a equipa técnica, todo o staff, e a estruturad­a FPF e , claro, todos os nossos craques. São ENORMES! Parabéns gigantes!!!

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal