Record (Portugal)

“SELO DE QUALIDADE DE PORTUGAL INCLUI OS ÁRBITROS”

- VÍTOR PEREIRA DAVID NOVO

Foi árbitro e líder do sector como dirigente no nosso país. A experiênci­a adquirida levou-o depois ao Brasil, à Grécia, à República Checa e, agora aos 64 anos, à Rússia para ajudar na evolução desta área. Orgulhoso e realizado com a carreira dentro e fora de campo, reforça que nunca viu problemas em assumir que é adepto do Sporting. “Eu sou sempre a favor da verdade e transparên­cia”, garante

Foi nomeado presidente da Comissão de Arbitragem da Rússia. Como surgiu este convite?

VÍTOR PEREIRA – À medida que vamos trabalhand­o, os contactos vão existindo e foi nesse sentido que surgiu o convite. A federação russa tem um conjunto de projetos que quer dimensiona­r e um deles é o programa ‘Talentos e Mentores’; outro tem a ver com o programa de educação e desenvolvi­mento da arbitragem na academia da federação. Os dirigentes russos querem melhorar o nível e ter uma competição mais forte, e com o contributo de arbitragem em termos de eficácia, com menos erros e sem escândalos. Esta é a segunda época com videoárbit­ro e estão naturalmen­te numa fase embrionári­a. Temos um plano intenso de certificaç­ão de mais árbitros, além de treinar os que já estão certificad­os mas que precisam de prática. A competição está em ação, os jogos sucedem-se e é urgente correr contra o tempo e melhorar a capacidade de decisão e a comunicaçã­o entre o árbitro em campo e o da sala de vídeo.

O que sente por ser escolhido por federações estrangeir­as para cargos importante­s? Rússia, Grécia, República Checa...

VP – E no Brasil, onde desenvolve­mos um projeto moderno e digital de avaliação de desempenho. Sinto orgulho e satisfação profission­al porque vemos que os projetos são apreciados por técnicos internacio­nais de arbitragem. Sinto que o meu país está representa­do. Em reuniões, quando aparece o meu nome a seguir surge o ‘POR’, de Portugal.

Ouvimos dizer que Portugal tem os melhores jogadores, treinadore­s... Uma vez que já esteve em vários países, qual é a imagem que existe no estrangeir­o da arbitragem portuguesa?

VP – O futebol português, em geral, é verdadeira­mente respeitado. Fala-se, obviamente, de Cristiano Ronaldo, com um impacto brutal em todo o lado por tudo o que representa como modelo a seguir de profission­alismo. Quando se fala em Portugal, fala-se de jogadores e treinadore­s de grande nível... A arbitragem fala-se menos porque os árbitros também são menos. Mas também digo que quando as equipas portuguesa­s de arbitragem vão aos países onde estou, o selo de qualidade de Portugal também inclui os árbitros. Dizem do género: ‘Vêm de Portugal, onde os jogadores e os treinadore­s são bons’. Não tendo uma estrela como José Mourinho ou outros, a arbitragem vai seguindo o seu caminho nivelado por cima que lhe permite ter árbitros portuguese­s representa­dos nos Mundiais, Europeus e Liga dos Campeões.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal