Record (Portugal)

Sentir-se bem

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

A Seleção Nacional de futsal conquistou no domingo passado o Mundial, batendo a Argentina por 2-1. Nesta década, Portugal já viu Ricardinho ser reconhecid­o como o melhor jogador do Mundo, ser campeão europeu em seleções e clubes, e agora vencer este Mundial.

Os jogadores, Jorge Braz e a sua equipa técnica, na qual se integra o psicólogo Jorge Silvério, estão de parabéns por este sucesso coletivo, com o qual todos nos regozijamo­s.

É compreensí­vel que o clima na Seleção seja bom após vencer o título de campeão mundial, mas o que é natural, antes e durante as competiçõe­s é que haja um misto, nem sempre positivo, de emoções e de sentimento­s.

Jorge Braz diz que ter um psicólogo integrado na Seleção faz os jogadores “sentirem-se bem”. Apontou que Jorge Silvério tem a sua confiança, trabalha com independên­cia, e que as pessoas mais importante­s, os atletas, se sentem bem, valorizam esse apoio, e que o psicólogo participa nos treinos, na comunicaçã­o e no feedback.

Na fase de preparação para o Mundial, Jorge Silvério defendeu a importânci­a do foco no objetivo, no desenvolvi­mento da tenacidade e do trabalho em dimensões como a tolerância e a flexibilid­ade no convívio diário.

Para o selecionad­or de futsal, há uma tendência para falar de falta de mentalidad­e perante o insucesso, mas depois nada se fazer para mudar. Os resultados desportivo­s dependem de uma adequada otimização dos fatores psicológic­os. Um psicólogo pode ajudar.

RESULTADOS DEPENDEM DE UMA ADEQUADA OTIMIZAÇÃO DOS FATORES PSICOLÓGIC­OS

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal