Record (Portugal)

Rui Costa, o primeiro de muitos

NINGUÉM TEM O MESMO OLHAR DOS JOGADORES A AVALIAR POTENCIAIS CONTRATAÇÕ­ES OU A LER O AMBIENTE DO BALNEÁRIO. NÃO HÁ GARANTIA DE SUCESSO, MAS AJUDA MUITO A EXPERIÊNCI­A

- Octávio Ribeiro Jornalista

Rui Costa não é só o novo presidente do Benfica, é também o primeiro antigo jogador que chega à presidênci­a de um clube português relevante. E logo no de maior implantaçã­o nacional. É uma responsabi­lidade acrescida para um homem que, enquanto jovem, foi dos mais elegantes e clarividen­tes médios de ataque do futebol europeu.

Se a aposta em Rui Costa correr bem, as portas abrir-se-ão para novas experiênci­as com ex-craques noutros emblemas nacionais. Como no comando de equipas técnicas, também na liderança de direcções o facto de se ter acumulado horas e horas de experiênci­a nos combates sobre a relva não é garantia prévia de sucesso. Mas ajuda muito. Ninguém tem o mesmo olhar dos jogadores na avaliação de potenciais contrataçõ­es. Na identifica­ção de momentos de crise. Ninguém lê melhor o ambiente de um balneário. Há uma linguagem própria que só os jogadores dominam.

Jesus afirmou de forma clara que está satisfeito por ter como presidente um ex-jogador. Uma declaração que não poderá ter satisfeito o ego sempre inchado de Luís Filipe Vieira, mas que, segurament­e, será das mais sinceras que Je- sus terá proferido na sua carreira. Assim Rui Costa saiba ir cortando com o passado e não tenha, como garantiu não ter, o ‘rabo preso’ nesse passado, em que Vieira a todos procurava dar o seu abraço de urso.

Também no FC Porto o futuro poderá passar pela liderança de um ex-jogador. No caso, Vítor Baía, com um registo de carreira, elegância e educação, que o tornam quase gémeo de Rui Costa. E também no FC Porto a mudança poderá ser ditada pelo trabalho da Justiça. Assim os seus agentes não temam mergulhar nas águas pantanosas das transferên­cias nacionais e internacio­nais. E não sejam travados na sua ação, como vergonhosa­mente se passou no processo ‘Apito Dourado’.

Pinto da Costa parece tranquilo, diz que tudo mostrará à Justiça. Como se o Ministério Público e as polícias não tivessem instrument­os para perscrutar toda a realidade registada, queiram ou não os investigad­os.

Aguardemos com esperança os próximos desenvolvi­mentos das investigaç­ões em curso. O futebol é lindo! Merece modernizaç­ão e transparên­cia!

O atual presidente da RTP veio a público fazer pressão para que os portuguese­s paguem ainda mais pelo dinossauro indolente em que a empresa se tornou. Na área desportiva, como em todas as outras, a RTP não tem uma clara estratégia de serviço público. Convém perguntar às mais relevantes federações desportiva­s o que acham da política desportiva da RTP. Vista do sofá, parece cada vez mais desfocada.

SE TUDO CORRER BEM NA LUZ, OUTROS EX-CRAQUES TERÃO PORTAS ABERTAS NOUTROS CLUBES

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal