Record (Portugal)

Newcastle United

- José Miguel Sampaio e Nora Advogado

Como já referimos há várias semanas e tem sido referido pelo sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto, está a ser preparada uma proposta de alteração da legislação relativa às sociedades desportiva­s, nomeadamen­te o Regime Jurídico das Sociedades Desportiva­s (DL 10/2013), sobretudo no que toca aos mecanismos de controlo e aferição da idoneidade dos investidor­es. Mas não podemos exigir que tais alterações sejam mecanismos infalíveis perante o ‘perigo’ abstrato, podemos sim crer que tais ajustament­os sejam um incremento do ordenament­o jurídico existente.

Prova disso mesmo são as recentes reações e manifestaç­ões públicas ocorridas

MESMO NUMA LIGA COMO A PREMIER LEAGUE, SURGEM SITUAÇÕES QUE NÃO SE CONSEGUEM EVITAR

após o anúncio da Premier League da aquisição do Newcastle United por 300 milhões de libras (aproximada­mente 350 milhões de euros), por parte de um consórcio do Reino da Arábia Saudita, o Public Investment Fund. Fundo este que tem entre os seus beneficiár­ios efetivos alguns membros da família real saudita, entre os quais Mohammed Bin Salman, que, supostamen­te, tem levado a cabo algumas práticas violadoras dos direitos humanos naquele território.

Colocando de parte esta

matéria, constatamo­s que mesmo numa liga como a Premier League, altamente regulament­ada e em que os mecanismos de transparên­cia e de compliance estão há muito implementa­dos, situações destas não conseguem ser evitadas, sendo mesmo viabilizad­as. É caso para dizer: “No melhor pano cai a nódoa.”

josemiguel­nora@icloud.com

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal