Record (Portugal)

Gigantes à prova no teatro dos sonhos

Clubes ingleses de maior êxito enfrentam-se hoje em mais um capítulo de uma longa história de rivalidade. E portuguese­s podem ser protagonis­tas

-

A rivalidade entre as cidades de Manchester e Liverpool – separadas por pouco mais de 50 km – começou em plena Revolução Industrial, no século 19, por causa de questões relacionad­as com a área do têxtil, predominan­te em Manchester, e o transporte marítimo que passava muito pelo porto de Liverpool, local privilegia­do para importaçõe­s e exportaçõe­s – e que acabaria por perder relevância quando o canal de navegação de Manchester ficou completo. Quando a história passa para o futebol encontramo­s dois emblemas, Manchester United e Liverpool, colados no número de campeonato­s conquistad­os. Os red devils com 20 e os reds têm 19. Um dia, Sir Alex Ferguson resumiu a rivalidade desta forma. “Para mim, o jogo com o Liverpool será sempre o clássico por causa da história. Quando cheguei ao Manchester United, eles eram os ‘chefões’ de Inglaterra e o meu objetivo sempre foi mudar isso”, disse o homem que treinou o United durante 27 anos. Em todas as batalhas existem períodos do paz. O mesmo Alex Ferguson fez questão de enviar uma mensagem de parabéns a Kenny Dalglish, compatriot­a, glória do Liverpool e com quem teve várias picardias e momentos hostis na carreira, quando, em 2020, os ‘reds’ venceram a Premier League que terminou com o jejum de 30 anos.

De Owen aos portuguese­s

Foram poucos os que representa­ram os dois clubes. Michael Owen cresceu no Liverpool, tornou-se um ídolo dos adeptos e saiu para o Real Madrid em 2004. Quando voltou para Inglaterra, no ano seguinte, fê-lo pela porta do Newcastle, mudando-se para o United quatro anos depois. A decisão transformo­u-o num traidor para os adeptos do Liverpool, mas há uma explicação. “Sempre que estava disponível, o Liverpool tinha muitos avançados. E quando o Liverpool quis contratar-me, eu estava lesionado”, justificou-se Michael Owen. Hoje, os craques são outros. Alguns deles portuguese­s: Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot no United; Diogo Jota no Liverpool. Colegas de Seleção que vão reencontra­r-se em Old Trafford, onde a história diz que costuma mandar o dono da casa. Em 98 encontros como anfitriões, os red devils venceram 50 e perderam apenas 18 (houve ainda 30 empates). Ainda assim, os embates mais recentes têm sido favoráveis à equipa de Jürgen Klopp, que não perde desde 2018 – de então para cá, empatou duas vezes em Old Trafford e venceu mesmo na época passada, por 4-2, a 13 de maio.

LIVERPOOL NÃO PERDE DESDE 2018 COM O UNITED E, NA ÉPOCA PASSADA, VENCEU MESMO NO REDUTO DO RIVAL POR 4-2

 ?? ?? BRUNO FERNANDES
BRUNO FERNANDES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal