Record (Portugal)

E finalmente o Belenenses SAD conquistou um penálti...

- Luís Avelãs

çForam precisas 19 jornadas para que todos os 18 participan­tes na competição beneficias­sem –pelo menos uma vez – de um penálti a favor. A derradeira equipa a conquistar uma grande penalidade foi o Belenenses SAD que, nos Barreiros, viu o árbitro bracarense Vítor Ferreira conceder-lhe um castigo máximo que, à passagem do minuto 13, permitiu a Safira colocar a formação liderada por Franclim Carvalho na frente do marcador de uma partida que terminou 1-1.

A grande maioria dos clubes não precisou de muito tempo

para se estrear na conquista de penáltis. A prova disso é que após a 7.ª jornada já eram 15 os emblemas que tinham passado por essa situação teoricamen­te bastante favorável. Para além dos azuis, Benfica e Sp. Braga foram os que mais demoraram (12 partidas) a provocar uma falta dentro da grande área contrária. As águias, acrescente-se, já tinham sentido enormes dificuldad­es para ‘sacar’ penáltis na época passada. Em 2020/21, a equipa da Luz necessitou de 25 partidas para beneficiar do primeiro dos seus dois penáltis na temporada. Pior só o Nacional que, tendo fechado as contas exatamente com os mesmos dois penáltis a favor, somente dispôs do primeiro na ronda 26.

Regressemo­s à atual edição

para salientar que, até à data, houve penáltis em todas as jornadas. A derradeira (juntamente com a 14) foi a mais produtiva, com 7. No total, já vamos em 62 castigos máximos, sendo que V. Guimarães e Tondela são as equipas mais vezes (8) contemplad­as. Pelo contrário, para além do Belenenses SAD, também Boavista e Gil Vicente só beneficiar­am de um penálti.

E quem é a formação mais castigada?Esse

ranking nada apetecível é comandado pelo Marítimo (8 penáltis contra), seguido de Vizela (7), Santa Clara e Tondela (6). Já o Portimonen­se é o único emblema que ainda não enfrentou um penálti. Até quando conseguirã­o os algarvios manter este registo?

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal