Record (Portugal)

Nice arrisca dura punição pelo cântico da vergonha

- FRANÇA N.P.

O Nice arrisca-se a ser punido com diversos jogos à porta fechada (parcial) devido aos vergonhoso­s cânticos entoados pela sua claque, a ‘Ultras Populaire Sud’, a propósito de Emiliano Sala, ponta-de-lança argentino do Nantes que faleceu a 21 de janeiro de 2019 num acidente de aviação quando sobrevoava o Canal da Mancha. O Comité de Disciplina da Ligue 1 reúne-se na quarta-feira e deliberará sobre o castigo que o Nice terá de cumprir no início da próxima época. Fora de questão estará, tudo indica, uma dedução de pontos.

Que cântico é esse que colocou o Nice no olho do furacão? Entoado na tarde de quarta-feira, por ocasião da receção ao Saint-Étienne respeitant­e à 36ª jornada da Ligue 1, o cântico alude à forma como morreu o avançado de 28 anos. “É um argentino que não sabe nadar bem... Emiliano continua debaixo de água...”, escutou-se no Allianz Riviera.

Um dos mais revoltados é Galtier, treinador do Nice. “Por vezes diz-se que o que se vê num estádio é um reflexo da sociedade. Se esta é a nossa sociedade, então estamos na m .... ”, vincou. A ministra do Desporto condena naturalmen­te o gesto da claque. “Estou chocada! Aproveito para saudar a resposta de Galtier”, anotou Roxana Maracinean­u. O clube também se mostra perplexo. “O Nice condena energicame­nte a canção e não se reconhece nesta impensável e abjeta provocação”, frisou em comunicado.

Claque responde e... ataca

A claque justifica-se e contra-ataca. “Entendemos as emoções que a canção pode despertar e apresentam­os condolênci­as à família de Emiliano Sala, mas não podemos esquecer que isto é parte integrante da cultura ultra. Galtier deve olhar para o que passa à volta dele antes de falar da nossa bancada”, explicou via Facebook.

*

 ?? ?? Adeptos do Nice criam problemas
Adeptos do Nice criam problemas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal