Record (Portugal)

83 ANOS PASSARAM EM 6 MINUTOS

Com o destino nas mãos, o Casa Pia construiu rápido a goleada e selou um regresso histórico

- MARQUES DOS SANTOS

É caso para dizer que nem foi preciso sofrer. A depender apenas de si, o Casa Pia, com todo o mérito, garantiu, num espaço de seis minutos, a sua presença na 1ª Liga em 2022/23, carimbando o regresso, 83 anos depois, à alta roda do futebol português.

O Leixões até foi o primeiro a alvejar a baliza contrária. Contudo, sem que a turma de José Mota tivesse sequer tempo para reagir, os gansos abriram o marcador aos 10’ por Zach, depois de um canto, e dois minutos depois já estavam a ampliar a vantagem, por intermédio de um remate de longe de João Vieira, cujo desvio em Ricardo Teixeira não deu hipóteses a Beunardeau.

Quatro minutos volvidos, e com a turma de Matosinhos desnortead­a, foi a vez de Jota, após contra-ataque rápido, dar contornos de goleada ao marcador e eliminar qualquer dúvida que restasse sobre a subida do Casa Pia. Três golos em cinco remates e estava tudo resolvido. Com o desfecho traçado aos 16’, o Leixões acusou naturalmen­te o resultado e não mais se encontrou. O jogo equilibrou, é certo, mas muito porque o Casa Pia já tinha feito o seu trabalho. A estrela da companhia ainda fez o quarto dos visitantes antes do intervalo, enfatizand­o ainda mais o concretiza­r do objetivo. O 2º tempo não teve grande história. O Leixões rematou mais, até conseguiu o golo de honra, mas seria em cima de mais um tento dos gansos que o árbitro apitaria para o final.

Após o encontro, Filipe Martins não escondeu a satisfação: “O projeto era colocar o Casa Pia na 1ª Liga em três anos. Conseguimo­s ao 2º. Liderei um grupo que vai ficar para a história.” Por sua vez, José Mota aplaudiu “o campeonato tranquilo “do Leixões.

*

 ?? ?? FESTA. Prolongou-se de Matosinhos até Pina Manique
FESTA. Prolongou-se de Matosinhos até Pina Manique
 ?? ?? CAMPEÕES. Foi em Vila do Conde que se celebrou a conquista do título
CAMPEÕES. Foi em Vila do Conde que se celebrou a conquista do título
 ?? ?? APOTEOSE. Chegada a Pina Manique foi em festa
APOTEOSE. Chegada a Pina Manique foi em festa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal