Record (Portugal)

FOCO NO EURO

Auriol Dongmo quinta na final do peso, com 19,92 metros, longe dos 20,43 que já fez este ano

- ATLETISMO ANA PAULA MARQUES

“É tempo de pensar à frente, nos Europeus”, desabafou Auriol Dongmo, depois de terminar o lançamento do peso dos Mundiais de Eugene, em 5º, com uma marca algo modesta (19,62 metros), tendo em conta que chegou aos Estados Unidos com o segundo melhor registo do ano, 20,43 (recorde nacional, feito em pista coberta), que lhe dariam pelo menos a prata, apenas atrás da norte-americana Chase Ealey, que lançou a 20,49 metros. “Não vou dizer que foi uma final difícil”, começou por dizer a atleta lusa, frisando que há coisas que não se conseguem controlar. “Eu estava bem, no aqueciment­o também estava bem, fiz uma boa marca, mas não consegui concretiza­r isso, não sei explicar o que aconteceu”.

Ainda assim, Auriol Dongmo, que foi quarta em Tóquio’2020, recusou a ideia de que tenha acusado alguma ansiedade para não colocar na prova o que tinha feito momentos antes.

“Não tive ansiedade, tecnicamen­te eu não estava a funcionar bem. Às vezes não conseguimo­s explicar o que nos sucede”, referiu, afirmando que estava mais bem preparada na final dos Jogos Olímpicos, mas que neste Mundiais também se sentia “bem”. O concurso do lançamento do peso foi então ganho por Ealey, que em março, nos Mundiais de pista coberta, tinha ficado atrás de Dongmo, ficando o pódio completo com a campeã mundial em Doha’2019, a chinesa Lijiao Gong (20,39), e a holandesa Jesscia Schilder, com 19,77, a mesma marca que a canadiana Sarah Mitton conseguiu no último ensaio, “empurrando” Auriol Dongmo para o quinto lugar. O foco da luso-camaronesa, de 31 anos, vira-se agora para os Europeus, de 15 a 21 de agosto, em Munique, na Alemanha, caindo para já por terra a primeira hipóteses de medalha para Portugal nestes Mundiais. Veremos como ficará Patrícia Mamona, na final do triplo salto, a disputar esta madrugada.

“ESTAVA BEM, NO AQUECIMENT­O TAMBÉM ESTAVA BEM, MAS NÃO CONSEGUI CONCRETIZA­R ISSO”, ADMITIU A LANÇADORA

 ?? ?? ESTADO. Dongmo recusa a ideia de ter tido ansiedade
ESTADO. Dongmo recusa a ideia de ter tido ansiedade
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal