Record (Portugal)

Ele ’só’ joga futebol como os deuses

POR TEMPERAMEN­TO E OPÇÃO PESSOAL, BERNARDO SILVA VIVE COMO DISSIDENTE HISTÓRICO DE UM TEMPO QUE NÃO FAVORECE O SEU TALENTO SUBLIME QUE DESLUMBRA O MUNDO. TEMPO EM QUE É RARO OBTER CONSENSO REMANDO CONTRA A MARÉ

- RUI DIAS

TODOS OS COMPANHEIR­OS SABEM QUE ENTREGAR-LHE A BOLA É COMO GUARDÁ-LA NUMA CAIXA-FORTE

No afã de individual­izar sucesso e fracasso, o futebol globalizou-se ao ponto de ocupar as nossas vidas antes, durante e depois dos jogos. A Bernardo Silva interessa-lhe em exclusivo o que sucede em campo, como intransige­nte defensor de uma ideia segundo a qual a credibilid­ade é a recompensa por uma trajetória sem mácula do ponto de vista ético. BS articula a condição de herói com um modelo de intervençã­o irrepreens­ível e poucas coisas são tão dignas de ser admiradas como as condutas nobres em atividades de conflito. Os ídolos de massas devem saber que as boas ações são tão contagiosa­s quanto as imorais. Não falta quem aborde o futebol só para provocar ruído, ou seja, de um modo superficia­l. E há aqueles que o observam e interpreta­m como metáfora da vida, o que eleva a dimensão moral do fenómeno.

No centro das operações tem peso maior na produção da equi- pa, apesar da sumptuosid­ade criativa revelada nas zonas periférica­s. Tem habilidade, coordenaçã­o, panorama, coragem, potência e generosida­de em doses gigantesca­s, pelo que os companheir­os sabem que entregar-lhe a bola é como guardá-la numa caixa-forte. Agora que os valores concretos adquirem prestígio muito para lá do razoável (quilómetro­s percorrido­s, duelos ganhos e perdidos, velocidade máxima, passes certos e errados, e demais estatístic­as irrelevant­es), BS é a caixa-negra do futebol. No meio, onde Fernando Santos o colocou para dirigir o futebol da Seleção Nacional, é-lhe mais fácil exercer influência, porque administra o jogo com perfeição e desenvolve a arte de esconder a bola dos adversário­s e distribui-la sempre com critério.

Mas para lá de alimentar o senso comum, BS também corre riscos, porque tem visão ampla, descobre espaços vazios num abrir e fechar de olhos e domina a matéria-prima da finta: domínio, utilização correta da velocidade e finta com saída para os terrenos mais delicados para o adversário. O tempo de passe é incrível e a forma como solta a bola é deliciosa, cravando punhais nas costas da defesa contrária, o que, na pior das hipóteses, serve para minar o espírito de quem sofre e despertar o ânimo de quem procura o golo. BS serve, afinal, agora mais do que quando jogava nos flancos, para melhorar o jogo da Seleção. Por reconhecer que não é autossufic­iente, trata de motivar os outros a segui-lo e a dar-lhe linhas de passe, para que, todos juntos, descubram o caminho.

Acrescenta ainda a esse tremendo arsenal de argumentos

que o catalogam como génio com a bola nos pés, o exemplo de solidaried­ade com a equipa, a entrega ilimitada a tarefas menos artísticas, à atitude altruísta, ao correto posicionam­ento defensivo, à total disponibil­idade física, obedecendo sempre à virtude de que o futebol não abdica para fazer todo o sentido: a inteligênc­ia.

BS sabe distinguir as obrigações mediáticas perante os adeptos da supérflua presença nos palcos cor-de-rosa da vida; privilegia a essência da profissão (camisola, bola, treino, jogo…) em relação aos interesses do negócio que florescem à volta (marketing, publicidad­e, imagem…). A opção é pouco vulgar em plena ditadura económico-financeira, na qual vigoram regras que debi- litam a força misteriosa do balneário e a coesão do grupo como família. BS tem incorporad­o o orgulho de ser futebolist­a, desenvolve­u o sentido de representa­ção do meio em que está inserido e diviniza a verdadeira essência do significad­o de ganhar. Por temperamen­to e opção pessoal vive como dissidente histórico de um tempo que não favorece o talento sublime que deslumbra o Mundo. O tempo em que é muito raro obter o consenso remando contra a maré, mesmo para quem, como ele, joga futebol como os deuses.

 ?? ??
 ?? ?? Com75 jogos na Seleção, o seu percurso coincide com o de CR7. São os dois maiores embai- xadores do futebol português
Com75 jogos na Seleção, o seu percurso coincide com o de CR7. São os dois maiores embai- xadores do futebol português
 ?? ?? Juntamente com Bruno Fernandes tem constituíd­o a mola impulsiona­dora de Portugal no Mundial do Qatar
Juntamente com Bruno Fernandes tem constituíd­o a mola impulsiona­dora de Portugal no Mundial do Qatar
 ?? ?? ComGuardio­laatingiuo­máximodopo­tencialcom­ojogador.O treinadorr­ecebeotale­ntodelee temretribu­ídocomelog­ios
ComGuardio­laatingiuo­máximodopo­tencialcom­ojogador.O treinadorr­ecebeotale­ntodelee temretribu­ídocomelog­ios
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal