Record (Portugal)

DICA DE MENDES VALE JACKPOT

- VALTER MARQUES

O River Plate vai encaixar perto de 32 milhões de euros com a transferên­cia de Enzo Fernández do Benfica para o Chelsea (entre percentage­m do passe e mecanismo de solidaried­ade) e deve-o, em grande parte, a Jorge Mendes. De acordo com o jornalista Juan Cortese, antes das águias iniciarem negociaçõe­s com o emblema de Buenos Aires, o empresário alertou o presidente do River Plate, Jorge Brito, para salvaguard­ar uma “percentage­m de uma futura venda”, pois o médio acabaria por ser vendido por “mais de 100 milhões de euros”. E esse conselho terá sido tido em conta na hora de negociar a transferên­cia do jogador para o futebol português.

De acordo com o portal ‘Infobae’, o Benfica terá tentado logo pagar os 20 milhões de euros da cláusula de rescisão do jogador, pela totalidade do passe, mas essa oferta terá sido prontament­e negada. No dia seguinte, foi apresentad­a uma oferta pela totalidade do passe e mais 10 por cento de mais-valias de uma futura venda. Os milionário­s também recusaram a segunda investida e só à terceira, quando o clube da Luz deixou em aberto que o River Plate ficasse com 25 por cento de uma futura venda, é que as partes chegaram a acordo. Mesmo que aí o Benfica só aceitasse pagar à partida 10 milhões de euros – mais 8 milhões em variáveis –, Jorge Brito, depois do que Jorge Mendes lhe tinha dito, decidiu aceitar perder o médio para as águias.

O resto da história já é conhecida: Enzo afirmou-se rapidament­e na Luz, sagrou-se campeão do Mundo no Qatar e acabou vendido ao Chelsea por 121 milhões de euros, o que permite que o River Plate receba, na totalidade, 50 milhões de euros com o jovem formado no clube e que esteve cedido ao Defensa y Justicia em 2020 e 2021. Além dos 18 milhões de euros acordados com o Benfica (os objetivos são considerad­os cumpridos) os argentinos ganham 27,2 milhões de euros com a transferên­cia mais cara de sempre de um médio, aos quais se juntam mais 4,2 milhões pelo mecanismo de solidaried­ade. Esta quantia, foi comunicado à CMVM, foi retido pelo Chelsea, dos 121 milhões.

*

 ?? ?? A BORDO. Médio viajou para Londres com o agente, Uriel Pérez
A BORDO. Médio viajou para Londres com o agente, Uriel Pérez

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal