Record (Portugal)

AMORIM ESTÁ SEGURO E NÃO DESISTE

Treinador acredita que dará a volta ao mau momento e a boa relação com Varandas permanece intacta. Tem contrato até junho de 2026 e intenção é ir até ao fim

- BRUNO FERNANDES

O Sporting está a realizar uma época longe dos objetivos estabeleci­dos, vai somando tropeções e mesmo que tenha conseguido, diante do Midtjyllan­d, no último minuto, levar empatado (1-1) o playoff da Liga Europa para o jogo na Dinamarca (dia 23), a verdade é que os leões não se livraram de um forte coro de assobios. Rúben Amorim parece continuar a passar – quase – incólume ao descontent­amento dos adeptos, mas também nos cabe pontuar em que posição está o treinador do futebol numa altura em que as coisas apertam. Mesmo em quarto lugar no campeonato, a 8 pontos do Sp. Braga, terceiro classifica­do – longe de lugares de Champions –, eliminado da Taça de Portugal (pelo Varzim, do terceiro escalão) e derrotado na final da Allianz Cup, diante do FC Porto, a continuida­de do técnico, sabe Record, nunca esteve nem está em causa: e tudo por culpa da relação de proximidad­e que tem quer com o presidente Frederico Varandas, mas também com o diretor-desportivo Hugo Viana. Apesar de, no defeso, terem exis- tido episódios que acabaram por bloquear as intenções de Amorim, como a venda de Matheus Nunes ao Wolverhamp­ton, a verdade é que a estrutura se mantém unida e extremamen­te confiante que o projeto executado no campo por Rúben irá continuar a dar frutos; o presente ano desportivo foi mal planeado – e isso já foi assumido publicamen­te –, os erros acumulam-se, mas a vontade é de retoma, estando já 2023/24 em andamento, com a promessa de um plantel competitiv­o, com a manutenção de pilares como Gonçalo Inácio, Ugarte, Edwards ou ainda Pote.

Registos não mentem...

... e mostram que a temporada verde e branca está, de facto,

DISCURSO É DE CONTINUIDA­DE: “NUNCA ME SENTI TÃO REALIZADO COMO ME SENTI AQUI. PROMETO QUE SEREI MELHOR”, GARANTIU

bastante abaixo das expectativ­as: com 34 jogos disputados, o Sporting soma 19 vitórias, o que lhe dá uma percentage­m de sucesso de quase 59%, inferior se tivermos em consideraç­ão as duas épocas completas que Rúben fez antes da atual (em 2019/20 entrou em março, perto do fim): na anterior, os triunfos representa­vam 70,2% dos encontros e na do título (2020/21) ficou ainda mais acima (76,2%). “Nunca me senti tão realizado, mesmo como jogador, como me sinto no Sporting. Quando tiver de acabar, acabou. Eu percebo que os adeptos estão chateados, sei que um dia vão existir lenços brancos, mas também lhes quero dizer que há um caminho que temos de percorrer juntos. A vida de um treinador e de um presidente são os resultados, mas prometo que serei melhor”, disse a seguir à igualdade diante da formação dinamarque­sa, defendendo-se não só a si, mas a todo o projeto. Mesmo em ‘crise’, o técnico segue de pedra e cal.

*

 ?? ??
 ?? ?? SORRISOS EM NOVEMBRO. Eis Varandas e Amorim quando selaram renovação até 2026, no José Alvalade
SORRISOS EM NOVEMBRO. Eis Varandas e Amorim quando selaram renovação até 2026, no José Alvalade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal