Record (Portugal)

LEALDADE AO MAFRA COMEÇOU NA DISTRITAL

Chiquinho Carlos trocou o Brasil pelo Benfica, mas foi na turma mafrense que se tornou no ‘faz-tudo’

- DANIEL LOPES MONTEIRO

Chiquinho Carlos construiu uma carreira respeitosa no futebol português, mas o seu nome é elevado ao estatuto de ‘lenda’ para os lados do concelho de Mafra, mesmo que o próprio sorria timidament­e e abane com a cabeça, como que não querendo aceitar a real importânci­a que tem no futebol daquela região. Chiquinho Carlos tem 59 anos, está em Portugal há 37 e acumula 21 ao serviço do clube, sendo que esta história de lealdade começou na distrital, quando o clube pisava os pelados lisboetas. E o mais engraçado é que já fez de tudo um pouco, inclusive papéis que nunca imaginou: “Cheguei a ser treinador de guarda-redes. Se me dissessem que um dia ia desempenha­r essas funções… eu nem queria nem pensar nisso.” Se o seu cacifo no Estádio Dr. Mário Silveira – ali bem perto do Palácio Nacional – guardasse uma ardósia, nela estaria escrito ‘o mais importante é servir o clube’. Veja bem. Foi jogador, treinador de guarda-redes, adjunto e aos dias de hoje ainda... representa os veteranos dos mafrenses! “A melhor coisa que fiz foi ter vindo para aqui”, sublinha o antigo avançado, com uma simplicida­de natural bastante caracterís­tica. Chiquinho Carlos deixou o Brasil em 1986, atravessan­do o Atlântico para rumar ao Benfica. Chegou a Mafra somente em 1998, já depois de ter passado por V. Guimarães, Sp. Braga, V. Setúbal, Académico de Viseu e Atlético. Guardou as chuteiras em 2006/07, no Igreja Nova, outra turma do concelho, sendo que nessa altura já acumulava funções no Mafra, precisamen­te na equipa técnica. Ficou por ali desde então, sempre com a farda do ‘faz-tudo’.

*

FOI JOGADOR, TREINADOR DE GUARDA-REDES, ADJUNTO E ATUALMENTE AINDA ATUA PELOS VETERANOS DO CLUBE

 ?? ??
 ?? ?? NUNCA SE ESQUECE. Chiquinho Carlos guardou as chuteiras há 16 anos, mas não perdeu o jeitinho para o futebol. O seu pé esquerdo continua certeiro, como antes, mas o direito também tem pontaria. Aos 59 anos, ainda dá uma perninha nos veteranos do Mafra!
NUNCA SE ESQUECE. Chiquinho Carlos guardou as chuteiras há 16 anos, mas não perdeu o jeitinho para o futebol. O seu pé esquerdo continua certeiro, como antes, mas o direito também tem pontaria. Aos 59 anos, ainda dá uma perninha nos veteranos do Mafra!
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal