Record (Portugal)

De todos um

- Mauro Xavier Gestor

A 28 de fevereiro de 1904, depois de um treino matinal, um grupo de 24 jovens juntou-se na Farmácia Franco com o intuito de criar um clube. À data, segurament­e não previram muitas das vicissitud­es do futebol atual e teriam com certeza muita dificuldad­e em compreende­r o que se passa em 2023 na Cidade do Futebol. Mas, naquele dia, fizeram história ao erguer as bases daquele que se viria a tornar no maior clube de Portugal.

Foi nesse dia que escolheram o lema que até hoje embeleza o nosso emblema – « e pluribus unum » –, um espelho da união vivida no seio do grupo. Mais de um século depois essa continua a ser a principal riqueza do clube. O Benfica são os 11 atletas que carregam o manto sagrado, mas também os milhares de atletas que, do andebol à pesca desportiva, fazem de nós o clube mais eclético de Portugal. São as lendas a passar a Mística aos mais novos na Fábrica dos Sonhos, mas também as seções amadoras e o seu staff voluntário que, com sacrifício e dedicação, representa­m o clube com honra e distinção semana após semana.

Não nos podemos, também, esquecer daqueles que estão fora dos terrenos de jogo. A heterogene­idade da massa associativ­a benfiquist­a representa aquilo que de melhor temos. O Benfica são as suas Casas, que, a cada jogo, deslocam milhares de adeptos para acompanhar a sua grande paixão, mas também aqueles que, sozinhos ou em grupo, abdicam do seu tempo pessoal para militar fervorosam­ente pela defesa do clube. São inúmeros projetos na blogosfera, nas redes sociais, no Youtube ou em formato podcast.

O BENFICA É MAIOR QUE PORTUGAL, NA SUA DIMENSÃO E AMBIÇÃO, E CONSERVA OS VALORES FUNDACIONA­IS

Homens e mulheres, ricos e pobres, sem olhar a raças ou religiões. O Benfica é maior que Portugal, na sua dimensão e na sua ambição, e, aos 119 anos, conserva os seus valores fundaciona­is. O Benfica somos todos nós, da roulotte ao camarote, sempre unidos pela insaciável fome de conquistas.

Poucas instituiçõ­es são capazes de sobreviver mais de um século. No caso do Sport Lisboa e Benfica, o clube não só atingiu essa proeza como continua a manter vivo este rico ecossistem­a que depende de vitórias. Por isso, apesar do aniversári­o ser do clube, somos nós que pedimos um presente. Benfica, dá-nos o 38!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal