Record (Portugal)

Crise diretiva na FPJ com acusações à Tutela

- A.R.

Jorge Fernandes, ex-presidente da Federação (FPJ) destituído em dezembro, acusou a Tutela de incompetên­cia e pediu a demissão dos responsáve­is. Em declaraçõe­s à Lusa, Fernandes sugeriu: “Vítor Pataco [presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude/IPDJ] e o secretário de Estado [João Paulo Correia] deviam demitir-se imediatame­nte.” Em causa está a decisão do Tribunal de Loures, que desconvoco­u a 17 de fevereiro as eleições para todos os órgãos sociais da FPJ. “O tribunal decidiu que a norma estava mal feita. O que defendemos foi eleições só para o presidente. As eleições foram anuladas porque, na opinião do juiz, não podia ser eleição para todos os órgãos sociais. Os órgãos sociais não foram destituído­s, não se demitiram, foram eleitos para quatro anos, devem manter-se”, defendeu Fernandes, advogando que foi pressionad­o pela Tutela para não se candidatar e que não tem nenhuma limitação se resolver ir a votos: “Não fui destituído por falta de idoneidade, fui destituído por duas incompatib­ilidades. São coisas diferentes.”

A Record, João Paulo Correia desmentiu, “cabalmente”, as acusações de Jorge Fernandes: “São falsidades. O IPDJ atuou com a autonomia que lhe é conferida na lei como fiscalizad­or. A minha preocupaçã­o foi, dentro do quadro legal, garantir o financiame­nto à modalidade, o que está a acontecer, para que não saísse prejudicad­a.” No entender do secretário de Estado, “o juiz do tribunal coloca em causa a recandidat­ura de Jorge Fernandes por falta de idoneidade, pois foi destituído por ilegalidad­es.”

Vítor Pataco também respondeu a Jorge Fernandes: “As acusações são absolutame­nte falsas. Refere-se ao IPDJ como parte do processo, mas a decisão vem de conflito no seio da FPJ por motivos interposto­s por uma associação [de Castelo Branco]. A decisão do tribunal incide sobre as partes e cabe à FPJ acatar a decisão na íntegra. Apelo ao bom senso dos agentes do judo, uma das modalidade­s prestigiad­as. Os atletas e treinadore­s devem ser o foco principal do trabalho das partes em litígio.”

*

JORGE FERNANDES SUGERE DEMISSÃO DE JOÃO PAULO REBELO (SECRETÁRIO DE ESTADO) E VÍTOR PATACO (IPDJ)

 ?? ?? POLÉMICA. Pataco e Fernandes com interpreta­ções diferentes
POLÉMICA. Pataco e Fernandes com interpreta­ções diferentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal