Record (Portugal)

SAFIRA AMPLIA MAPA COM EUROPA À VISTA

Eficácia do V. Guimarães na 1.ª parte deixou quase tudo resolvido ante um Santa Clara fragilizad­o

- CRÓNICA DE ANDRÉ ANTUNES PEREIRA

Se há casos em que as chamadas ‘chicotadas psicológic­as’ fazem efeito logo no jogo seguinte, não aconteceu ao Santa Clara. Após a saída de Jorge Simão, os açorianos voltaram a perder, na estreia de Danildo Accioly ao comando, face a um V. Guimarães que entrava em campo motivadíss­imo após a vitória no dérbi do Minhofrent­eao Sp. Braga. Nos Açores, a equipa orientada por Moreno deu seguimento ao grande momento que atravessa (vinha de 4 vitórias e um empate) com triunfo construído durante a 1ª parte e bem gerido na 2ª. A equipa vitoriana cimentou o 5º lugar e reforçou a candidatur­a a garantir vaga para as competiçõe­s europeias na próxima temporada. Já no Santa Clara, a troca de treinador não teve efeitos práticos, mas a equipa deixou bons indicadore­s para o que resta na difícil fuga à descida. As águias de Ponta Delgada até entraram melhor no encontro, a pressionar­em em zonas adiantadas e a dominarem a luta a meio campo, mas sem criarem verdadeiro­s lances de perigo. Neste cenário, o Vitória foi conseguind­o equilibrar a balança e, na primeira vez em que se aproximou da baliza contrária, conseguiu mesmo marcar. Pela esquerda, Afonso Freitas recebeu a bola, foi à linha de fundo e cruzou atrasado para Safira empurrar para a baliza, com alguma sorte, após primeiro desvio de André Silva. Foi a primeira nota de eficácia vitoriana, que voltou a fazer-se sentir à meia hora. Após enorme defesa de Gabriel Batista a remate de Jota, o canto resultou em novo ‘golpe’ do Vitória, com Miguel Maga a cruzar para área e Safira a cabecear para o bis.

O triunfo minhoto encaminhav­a-se, até porque era visível a desinspira­ção açoriana. Ricardinho teve de sair com queixas na coxa esquerda e o Santa Clara ainda sofreu mais um golo antes do intervalo. Após pontapé de baliza de Rafa, guarda-redes de 19 anos que se estreou pelo Vitória, a bola sobrou para André Silva e este... atirou do meio da rua. A bola foi desviada e o guardião açoriano estava adiantado, mas não deixou de ser um golaço! Na 2ª parte, o Santa Clara entrou com outra atitude e ainda esboçou uma reação. Rildo, bem servido por Bobsin, entrou na área, tirou Bamba da frente e reduziu a diferença, num lance que só foi validado pelo VAR. Depois disso, Moreno colocou ‘gelo’ e serenidade em campo e o Vitória controlou as operações e guardou os preciosos três pontos.

*

DANILDO ACCIOLY ESTREOU-SE NO COMANDO DAS ÁGUIAS DE PONTA DELGADA MAS NÃO EVITOU 4ª DERROTA SEGUIDA

Os dois golos que marcou facilitam a escolha de SAFIRA para a distinção. O avançado abriu caminho ao triunfo e lutou bastante

 ?? ?? INFLUENTE. Safira (ao centro) bisou e tornou tudo mais fácil para o Vitória
INFLUENTE. Safira (ao centro) bisou e tornou tudo mais fácil para o Vitória
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal