Record (Portugal)

SINAL AMARELO NA ESTRADA EUROPEIA

Grupo de risco na fase final da Liga, com jogos frente a equipas que lutam pelo acesso à UEFA

- NUNO BARBOSA E RUI SOUSA

O FC Porto avança no dérbi de amanhã, no Estádio do Dragão, com sete jogadores em perigo de exclusão, sendo que, depois do Boavista e até ao cair do pano do campeonato, defronta quatro equipas que lutam pelo acesso às provas europeias. Imediatame­nte a seguir aos axadrezado­s, a equipa portista visita o clube melhor colocado nessa luta pela UEFA, o Arouca, seguindo-se, por esta ordem, a receção ao Casa Pia, a deslocação a Famalicão e o fecho do campeonato, no Dragão, frente ao V. Guimarães.

A maioria desses jogadores são habituais titulares e determinan­tes no processo defensivo, como por exemplo Marcano, o mais amarelado do plantel no campeonato, com oito cartões, mas também Pepe e o jogador que costuma substituir o capitão no onze, que é Fábio Cardoso. O eixo defensivo encontra-se em alerta total, mas nas laterais também há Wendell em perigo de exclusão, ele que relegou Zaidu para o banco de suplentes nos últimos tempos e segue numa série de seis jogos consecutiv­os a titular. No meio-campo, Uribe avançará igualmente pelas estradas europeias em risco de exclusão, ele que também é peça determinan­te nas missões mais defensivas e, além disso, é o jogador do plantel com mais minutos de jogo na presente temporada. Ainda no meio-campo, mas no caso mais ofensivo, Otávio é outro dos que se encontram a um amarelo de ter que cumprir castigo, tal como Galeno no ataque.

O cenário é, portanto, agravado pelo valor dos adversário­s e também pelo facto de todos eles terem ambições e objetivos classifica­tivos, mas por norma Sérgio Conceição não faz gestão dos seus jogadores que se encontram ‘à bica’, nem tão pouco lhes pede controlo emocional, numa demonstraç­ão de confiança na generalida­de do plantel. “Deus me livre, não se faz isso. Se eu dissesse para jogarem com controlo emocional... O jogo é feito de paixão, de momentos em que se mete o pé e não se pensa. Fui jogador e sei como isso é. Não faço isso. Se tiverem de levar amarelo, levam amarelo. Temos é de pensar que a nossa 1ª e 2ª Ligas são das que levam mais cartões. Não estou a alertar para nada”, afirmou Sérgio Conceição a esse propósito, na antevisão ao duelo com o Portimonen­se, que ocorreu antes do clássico com o Benfica, no Dragão.

Agora, há ainda mais jogadores em perigo de exclusão, sendo que o eixo defensivo pede maior atenção, por ter três unidades, em simultâneo, a um amarelo do castigo. Por completare­m uma série de cinco, já Marcano, Taremi e Grujic ficaram um jogo suspensos.

*

TODOS OS SECTORES FICAM SOB ALERTA, MAS O DEFENSIVO É O QUE PEDE MAIOR ATENÇÃO, COM ESPECIAL ÊNFASE NO EIXO

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? NOTA: Fábio Cardoso, que é sempre a primeira opção para render Pepe, quando o capitão não pode dar o seu contributo à equipa, também está a um amarelo de ter que cumprir um jogo de suspensão
NOTA: Fábio Cardoso, que é sempre a primeira opção para render Pepe, quando o capitão não pode dar o seu contributo à equipa, também está a um amarelo de ter que cumprir um jogo de suspensão
 ?? ?? TITULAR. Otávio é um dos indiscutív­eis que está a um cartão amarelo de cumprir castigo
TITULAR. Otávio é um dos indiscutív­eis que está a um cartão amarelo de cumprir castigo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal