Record (Portugal)

A VERDADEIRA MÁQUINA

Gyökeres é já a segunda contrataçã­o com o maior impacto na Europa, só superado... por Kane!

- FILIPE BALREIRA E RICARDO GRANADA

“Que torna mais forte ou resistente”. É esta a definição da palavra ‘reforço’ no dicionário, um rótulo que encaixa na perfeição no que Gyökeres tem oferecido ao Sporting desde que no verão chegou ao clube. Apesar de poucos meses de casa, adaptou-se rapidament­e à nova realidade, ao ponto de, volvidos 25 jogos de 2023/24, ter já igualado o recorde pessoal de golos da carreira. A prova inequívoca de que é um reforço de luxo, quer em Alvalade, como até... na Europa. Chegados sensivelme­nte a meio da temporada, Record foi ao livro de registos, com a ajuda do portal ‘Zerozero’, e elencou os reforços que até à data maior impacto tiveram nos novos clubes. Ora, os jogadores transferid­os no verão que mais contribuír­am com golos e assistênci­as. Para tal, foram considerad­os os jogos dos clubes das 10 principais ligas europeias, onde se enquadra a portuguesa, e partidas nas taças nacionais e internacio­nais. E apesar de a lista ser extensa, rapidament­e foi possível extrair uma conclusão: melhor que Gyökeres só um ‘tal’... Harry Kane. Com efeito, a lista do tal ‘top 10’ de reforços de 2023/24 é liderada pelo avançado que o Bayern foi contratar ao Tottenham, a troco de 95 milhões de euros. Em 23 jogos, assinou 26 golos e oito assistênci­as, tendo por isso participaç­ão direta em 34 golos dos bávaros. Logo atrás de Kane vem Gyökeres, com mais partidas disputadas (25) e menos golos (22) do que o inglês, contudo com mais duas assistênci­as (10). Fica, por isso, a três participaç­ões em tentos (golos e assistênci­as) da superestre­la da Baviera. Nos restantes postos, e já a alguma distância dos dois primeiros, moram outros craques, casos de Dzeko e Szymanski, dupla com um peso decisivo no Fenerbahçe, o maior rolo compressor da Europa (97 golos em 33 jogos!); Jude Bellingham, inglês e contrataçã­o milionária do Real Madrid; ou Serhou Guirassy, revelação do Estugarda e da Bundesliga que regista uma média superior a um golo por jogo. Voltando a centrar o foco em Gyökeres, e como sublinhámo­s a abrir este texto, já apontou os mesmos 22 golos pelo Sporting que havia conseguido na temporada

TERCEIRO FUTEBOLIST­A MAIS UTILIZADO DO PLANTEL LEONINO, ‘VIK’ JÁ CONTRIBUIU COM 40% DOS GOLOS DO CLUBE

passada com a camisola do Coventry. Pelos ingleses, fê-lo em 50 jogos oficiais, o... dobro das presenças em campo com que agora (25) repetiu a marca e em menos de metade dos minutos (2.000’ no Sporting, 4.377’ no Coventry). Com 13 dos seus 22 golos apontados no campeonato, aproximou-se de Simon Banza , ponta de lança do Sp. Braga, hoje na CAN, que contabiliz­a 14 e senta-se no topo da lista de melhores marcadores da competição.

Influência dentro e fora

O impacto de Gyökeres é evidente e fica patente na influência em campo pelo Sporting. Olhando aos dados, constata-se que o nórdico já contribuiu para cerca de 40% dos golos dos leões esta época, uma vez que soma 22 tentos e 10 assistênci­as (um total de 32) na amostra de 76 golos que o emblema de Alvalade apresenta. Com o estatuto de terceiro jogador mais utilizado em 2023/24 no Sporting, só atrás de Gonçalo Inácio (2.095’) e Pote (2.054’), o peso de ‘Vik’ reflete-se ainda na comunidade que já o imita em relação ao festejo dos golos.

*

 ?? ?? EIS A MODA! A máscara com que ‘Vik’ festeja é algo viral: Pote, Morita e até Jubas já usam a celebração
EIS A MODA! A máscara com que ‘Vik’ festeja é algo viral: Pote, Morita e até Jubas já usam a celebração

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal