Record (Portugal)

O sucessor de Di María

- RUI MALHEIRO

TIDO COMO REFORÇO PARA 2024/25, O BENFICA ANTECIPOU A CHEGADA DE ROLLHEISER À LUZ. TALHADO PARA ATUAR A PARTIR DA DIREITA, UMA RÁPIDA ADAPTAÇÃO A UMA NOVA REALIDADE PODERÁ TORNÁ-LO NUMA ARMA IMPORTANTE PARA SCHMIDT – PELA CAPACIDADE DE CRIAR E DESEQUILIB­RAR – NA SEGUNDA METADE DA ÉPOCA

Nascido em Coronel Suárez, cidade no centro-sul da província de Buenos Aires, Benjamín Rollheiser assumiu-se como revelação precoce do Deportivo Sarmiento, entre uma passagem de dois anos pela base dos Estudiante­s de La Plata. Lançado, com apenas 14 anos, na equipa principal do verdirojo, despertou a cobiça do River Plate, colosso argentino onde completou o processo de formação, fundamenta­ndo a chamada às seleções jovens, pelas quais marcou presença, em 2017, no Sul-Americano de sub-17, competição em que sobressaír­am os brasileiro­s Vinícius Júnior e Alanzinho, atualmente no Moreirense. Apesar da campanha dececionan­te da Argentina, que falhou o acesso ao hexagonal final, Jorge Sampaoli, na altura selecionad­or, convidou-o para participar num treino da seleção A, o que lhe per- mitiu conhecer Lionel Messi, o seu ídolo. Só que uma duríssima lesão lombar, que o apartaria du- rante oito meses dos relvados, travou o trajeto ascensiona­l nos Milionário­s. Por isso, só realizou o seu debute pela equipa principal a 17 de julho de 2019, pelas mãos de Marcelo Gallardo, numa partida da Taça ante o Gimnasia y Esgrima de Mendoza.

Em fevereiro de 2020, Rollheiser sofreu, durante um treino, mais uma contraried­ade. Uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo afastá-lo-ia praticamen­te um ano dos relvados, e o sonho de se asseverar como futebolist­a profission­al parecia desvanecer- -se. Só que conseguiu levantar-se do chão, e, na segunda metade de 2021, já era utilizado por Gallardo como jóquer ofensivo. Só que ainda haveria tempo para a terceira contraried­ade. O desencon- tro de verbas entre o agente e os dirigentes em relação à renovação do contrato afastá-lo-ia da equipa principal. O que antecedeu a transferên­cia, a custo zero, para o Estudiante­s de la Plata, consumada em junho de 2022. E, enfim, a explosão como protago- nista do Pincha, atestada em 12 golos e 8 assistênci­as em 57 jogos em 2023.

O ingresso no Benfica, inicialmen­te apontado para o verão, deixava antever que Rui Costa apostava em Rollheiser como sucessor de Di María. Contudo, a partida de Gonçalo Guedes para o Villarreal acabou por antecipar a sua integração, o que poderá ser benéfico para realizar uma adaptação mais sólida a uma nova realidade. E, dificilmen­te, não será uma solução a que Schmidt venha a recorrer na segunda metade da época. Canhoto, talhado para atuar a partir da direita, ainda que possa desempenha­r funções de segundo-avançado ou ala-esquerdo, sobressai pela qualidade técnica, visível no primeiro toque, e pelas propriedad­es para desequilib­rar através do drible. A estas mostra-se capaz de harmonizar velocidade e agilidade, além de capacidade para se associar e criar através do passe – quer curto/médio, quer de rutura – e de buscar finalizaçõ­es a partir de diagonais. Além disso, um fator que poderá ser interessan­te é a agressivid­ade que já exibe na pressão e na reação à perda.

AO CHEGAR A LISBOA ANTES DO PREVISTO, ARGENTINO PODERÁ TER ADAPTAÇÃO MAIS SÓLIDA

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal