Record (Portugal)

FORÇA DOS NÚMEROS EMPURRA EUSTÁQUIO

Médio rende o castigado Nico González no onze com a missão de provar que o lugar ainda é dele

- JOSÉ MIGUEL MACHADO

Depois de dois jogos entre a bancada e o banco de suplentes, Eustáquio prepara-se para voltar hoje ao posto de titular que ocupou em grande parte da época. O médio vai aproveitar o castigo de Nico González – completou uma série de cinco cartões amarelos – e vai reeditar a parceria com Alan Varela no meio-campo portista na receção ao Moreirense, dupla utilizada por Sérgio Conceição em 10 das 17 jornadas já realizadas da Liga Betclic.

Com o espanhol ex-Barcelona a viver a sua melhor fase de azul e branco, Eustáquio procura esta noite criar dúvidas na cabeça do treinador sobre quem é, realmente,

ESPANHOL GANHOU INFLUÊNCIA, MAS ITENS ESTATÍSTIC­OS AINDA MOSTRAM QUE O CANADIANO OFERECE MAIS COISAS À EQUIPA

o dono do lugar. Isto apesar de Sérgio Conceição vincar várias vezes de que é nos treinos que se conquista o direito a jogar de início ao fim-de-semana. Certo é que, ao nível dos números, Eustáquio não fica a dever nada a Nico González. Apesar de contar bastantes mais minutos de utilização, o canadiano leva vantagem sobre o camisola 16 em praticamen­te todos os itens estatístic­os, sobretudo nos que dizem respeito a momentos mais ofensivos do jogo. O facto de ser médio não tem impedido Eustáquio de se fazer notar no último terço, como se pode comprovar com as 1,4 oportunida­des criadas por jogo que leva até agora, contra apenas 0,4 de Nico.

Na distribuiç­ão de jogo, o camisola 6 também é mais proativo do que o jogador formado em La Masia, totalizand­o por encontro mais passes (46,9 contra 28,9), mais passes no meio-campo adversário (28 contra 18,2) e mais passes para o último terço (15,5 contra 8,9). Nico González, de resto, só se destaca de Eustáquio no capítulo do drible, onde faz mais por jogo (1 contra 0,5) e com maior taxa de sucesso (0,8 contra 0,3), e na percentage­m de passes certos (88,7 contra 84,1).

Jorge Sánchez cobiçado

Quem irá continuar de fora do onze é Jorge Sánchez, ele que, ao final do dia de ontem, foi associado ao América, do México. De acordo como jornal Récord, do seu país, o lateral do FC Porto motivou uma proposta por parte do América, num processo que poderá avançar nos próximos dias. Para tal acontecer, o Ajax, que o cedeu aos dragões até ao fim de 2023/24, teria de ter direito a exigir o regresso do jogador neste inverno, algo que não foi passível de ser confirmado.

*

 ?? ?? DUPLA. Camisola 6 volta a jogar ao lado de Alan Varela
DUPLA. Camisola 6 volta a jogar ao lado de Alan Varela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal