Record (Portugal)

O quinto elemento

Sedan do segmento D tem autonomia até 570 km e opção por duas potências distintas: 313 cv ou 530 cv

- PAULO RENATO SOARES

A expansão da BYD enquanto fabricante de automóveis 100 por cento elétricos não deixa margem para dúvidas. Líder mundial em 2023 (e pelo segundo consecutiv­o), a marca chinesa prossegue a ofensiva no território europeu e tem agora novo modelo, já disponível em Portugal. Chama-se Seal (‘foca’) e é um ‘sédan’ do segmento D - executivos.

A distinção do Seal não passa apenas pela categoria onde está integrado, completand­o, aliás, portfólio abrangente (ver peça em anexo). O novo modelo afirma-se pela estética exterior, pela tecnologia e por não abdicar do apelo desportivo. É proposto em duas versões diferentes em termos de potência e do sistema de tração. Construído a partir da denominada ‘e-Plaform 3.0’, que serve também o Atto 3 e o Dolphin (já aqui referencia­do), o Seal estreia a tecnologia ‘Cell-to-Body’. Na prática, a BYD desenvolve­u uma base onde a ‘Blade Battery’ (172 células em formato lâmina) está incorporad­a em toda a estrutura, fixando-a entre a cobertura superior e o piso, como se fosse uma… sanduíche. A marca sublinha que esta solução permite maior “segurança, rigidez torcional, dinâmica de condução e utilização do espaço”. O interior, tecnologic­amente avançado, comprova o último item do parágrafo anterior e as questões da dinâmica são defendidas pelas duas versões disponívei­s. O Seal ’Design’ (versão de entrada) tem tração traseira, 313 cv de potência e bateria com 82,5 kWh de potência. A versão ‘Excellence-AWD’ utiliza um motor elétrico por eixo para potência combinada de 530 cv. A bateria tem a mesma capacidade, mas nesta opção falamos de automóvel que pode fazer 3,8 segundos dos 0 aos 100 km/hora.

As autonomias variam entre os 520 km para o Seal mais potente e os 570 km para a versão ‘Design’. A tecnologia de carregamen­to permite receber energia de fonte até 150 kW (20 a 80% em 26 minutos) e, de série, a BYD disponibil­iza carregador trifásico de 11 kW. Os preços variam entre os €46.990 e os 47.990 euros. A campanha de lançamento inclui oferta de um ano de carregamen­tos.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal