Record (Portugal)

O DIAMANTE MAIS LAPIDADO DE AMORIM

Central completa hoje 150 jogos na equipa principal do Sporting. É um caso especial, e raro

- GONÇALO INÁCIO BRUNO FERNANDES E VÍTOR ALMEIDA GONÇALVES

Quando Rúben Amorim chamou Gonçalo Inácio aos treinos do Sporting, logo no arranque do seu consulado, em 2020,o ex-capitão Bruno Fernandes era um dos poucos que já tinha reparado na qualidade do jovem defesa, ao ponto de o ter mencionado e comparado a Mathieu, em entrevista a Record, em dezembro de 2019.

Inácio chegou e, com ele, vieram Eduardo Quaresma, Matheus Nunes, Nuno Mendes , Tiago Tomás ou Joelson Fernandes, qualquer um deles lançado mais cedo na primeira equipa do que o talentoso, mas low profile, central esquerdino, que teve de esperar pela época seguinte para começar a somar minutos. Foi contra o Portimonen­se, a 4 de outubro de 2020, e o futuro haveria de provar que Amorim tinha razão quando acreditou, quase sozinho, que tinha entre mãos um diamante em bruto, hoje internacio­nal português e... cada vez mais apontado a uma grande liga europeia, inclusive pelo próprio selecionad­or, Roberto Martínez. Com um trajeto que o torna na obra mais completa do atual treinador, no que diz respeito a jogadores saídos da cantera, Gonçalo Inácio, de 22 anos, cumpre hoje em Leiria frente ao Sp. Braga o seu jogo 150 no Sporting. Curiosamen­te, no palco onde em janeiro de 2021 assistiu Porro para o golo que haveria de garantir a vitória na Taça da Liga, perante os arsenalist­as; e ainda no mesmo estádio onde em janeiro de 2022 marcou ao Benfica, em nova conquista do troféu! Coincidênc­ias à parte, não há, em tempos recentes da Academia, um exemplo comparável em termos de longevidad­e na equipa A, o que faz do dono da camisola 25 um caso raro e especial na era Amorim: é o futebolist­a provenient­e da formação mais utilizado pelo atual técnico, de todos os que Rúben estreou, e são 22 [ver infografia]. A um passo dos 150 jogos, Inácio (149) aparece destacado à frente de Matheus Nunes (101), transferid­o para o Wolverhamp­ton em 2022, por 45 milhões de euros, e atualmente no Manchester City. Seguem-se nomes como Daniel Bragança (84), Tiago Tomás (66) ou Nuno Mendes (47), este último já abaixo da fasquia dos 50 encontros, depois de ter rumado ao PSG em 2021, por 45 milhões de euros (7+38). Daqui até ao fundo da lista, onde sobressai um Geny Catamo em ascensão, o que fica provado é que tão difícil como atingir o topo é ... manter-se lá.

Segundo mais rápido

Gonçalo Inácio é referência na era Amorim mas não só. Na verdade, poucos jogadores da formação ao longo da história do Sporting foram tão rápidos como o seixalense a alcançar os 150 jogos. Inácio deverá demorar 1.206 dias, se hoje defrontar o Sp. Braga, como se espera; acima dele, só está um ex-leão, João Moutinho, que precisou de 1.153 dias para completar essa marca, entre 4 de janeiro de 2005 e 2 de março de 2008.

*

CAMISOLA 25 ATINGE NÚMERO REDONDO NUM PALCO ONDE JÁ ASSISTIU E MARCOU EM CONQUISTAS DA TAÇA DA LIGA

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal