Record (Portugal)

Para além da competição

- AGENDA PÚBLICA Diana Gomes Presidente­da Comissão de Atletas Olímpicos

Há dias voltou ao COP um dos maiores especialis­tas em carreiras desportiva­s de alto rendimento, o psicólogo Paul Wylleman. A sua forma tão clara de apresentar as evidências revela a importânci­a de cada passo que o atleta dá. Desde que começa a sua carreira desportiva, até que dela se retira. Torna-se por isso necessário que se vá a cada momento olhando para trás, numa perspetiva de planeament­o futuro. Um processo contínuo…

Outro dado importante a reter do seu estudo

é que, estatistic­amente, 80% das transições de carreira são bem-sucedidas. Apesar de a dificuldad­e em as concretiza­r nesse sentido se verificar árdua, com um esforço praticamen­te unilateral, do atleta. Por isso, na sua perspectiv­a, existe a necessidad­e de questionar “onde está a consciênci­a nacional sobre a contribuiç­ão que os atletas de elite dão à sociedade?”

Acontece que na semana passada

se publicou em Diário da República a concretiza­ção de algumas reivindica­ções há muito apresentad­as como fundamenta­is. Há mais de duas décadas que a Comissão de Atletas Olímpicas se empenha neste sentido e, ainda assim, há um longo trajeto a percorrer. É disso exemplo a não contabiliz­ação dos anos de carreira desportiva, com efeitos na progressão de carreira e na posição remunerató­ria.

No terreno tenho encontrado

móbeis justificat­ivos dos esforços que a Comissão tem vindo a desenvolve­r, sempre de forma discreta, porque creio eficaz, como este fim de semana no Encontro de Esperanças Olímpicas. O entusiasmo e os sonhos daqueles jovens precisam de todo o apoio, de incentivos. Jamais de entraves, de esquecimen­to ou de vazio. É urgente dignificar as carreiras desportiva­s.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal