Record (Portugal)

GOLO DO BENFICA É LEGAL

- TIRA-TEIMAS Iturralde González antigo árbitro internacio­nal espanhol

1 Creio que o golo do Benfica não tem de ser anulado porque existe apenas uma disputa de bola entre dois jogadores sem qualquer falta.

O Morato e o Bruno Lourenço estão a disputar a bola, o jogador do Boavista cai no chão e não há nada. Se houvesse falta, o golo tinha de ser anulado porque acontece no seguimento da mesma jogada, mas não há nada. O assistente também faz sinal para o jogo seguir e não vejo uma falta clara para que o VAR intervenha. É uma jogada normal de futebol.

2 Não vejo motivo para cartão vermelho porque não vejo um movimento claro do cotovelo com força excessiva.

O Arthur Cabral coloca o braço na cara do Salvador Agra para não o deixar passar, isso não há dúvidas. Portanto, é um amarelo muito claro, mas não vejo o suficiente para ser mostrado cartão vermelho. É o mesmo que os penáltis, em que há um exagero por parte dos jogadores. Temos de acabar com isto.

3 É um remate a meio metro e a mão está para baixo, numa posição natural.

Para mim, não é punível. A bola bate no braço? Sim, não existem dúvidas sobre isso. Mas não é penálti porque não ocupa um espaço que não seja natural.

4 Aqui é o mesmo. O Coates tenta chegar à bola e, quando vê que não chega, deixa-se cair. Não há nada. Quando falamos do VAR, não podemos

esquecer-nos de que o futebol é de contacto e ultimament­e o que tem acontecido é os jogadores a procurarem o contacto e a exagerá-lo. Esse é um grande problema que o VAR nos trouxe. Acabou com as simulações muito claras, quando não há contacto, isso já não vemos acontecer no campo, mas agora vemos cada vez mais em todas as ligas os jogadores a procurarem o contacto com o defesa e a exagerá-lo.

5 O Kodisang vê que já não pode continuar com a bola e fica à espera de um contacto.

Nota o contacto e exagera na queda. Uma vez mais, é o problema que está a nascer no futebol e não é exclusivo de Portugal. Passa-se em Portugal, Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França, em todo o lado. Este tipo de jogadas, se colocarmos em câmara lenta, parece que há muito mais do que realmente há. Este tipo de jogadas têm de ser vistas com imagem dinâmica e ao vivo.

 ?? ??
 ?? ?? 4
4
 ?? ?? 2
2
 ?? ?? 3
3
 ?? ?? 5
5
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal