Record (Portugal)

HOMENAGEM A FEHÉR

Seara e Simão vão estar hoje na Hungria, em representa­ção do clube encarnado

- NUNO MARTINS

Fernando Seara e Simão Sabrosa, presidente da Mesa da Assembleia Geral e diretor para as relação internacio­nais do Benfica, respetivam­ente, vão estar hoje na Hungria, em representa­ção do clube da Luz, na homenagem a Miklós Fehér, no dia em que se completam 20 anos do faleciment­o do antigo avançado húngaro. Os dois representa­ntes dos encarnados serão recebidos pelo Ministro dos Negócios Estrangeir­os e Comércio Húngaro, em Budapeste, participan­do depois nas cerimónias evocativas do malogrado avançado no estádio do ETO Györ, clube onde fez a formação.

Simão, de resto, estava em campo aquando da tragédia. O Benfica vencia em Guimarães, graças ao golo de Fernando Aguiar, em partida a contar para a 19ª jornada da Liga, quando Fehér caiu inanimado no relvado do D. Afonso Henriques, depois de ter visto o amarelo. Não demorou muito até que os presentes no estádio e todo os país, através das imagens televisiva­s, se apercebess­em da gravidade da situação.

Fehér, que tinha 24 anos, foi alvo de manobras de reanimação e transporta­do ao hospital de Guimarães, onde o óbito seria declarado às 23h10. A autópsia revelar-se-ia inconclusi­va, mas os exames complement­ares resultante­s do processo-crime, que foi arquivado, indicaram uma má-formação cardíaca nunca detetada. Essa cardiopati­a com o acumular do esforço resultou na falência do coração. A tragédia abalou o futebol português e, em particular, o Benfica, cujo plantel se deslocou à Hungria para estar no funeral. Luís Filipe Vieira, então presidente, anunciou que mais nenhum jogador utilizaria o dorsal 29 e no hall da porta 18 do Estádio da Luz está, desde 2005, um busto em memória de Fehér. *

 ?? ?? Fehér partiu há duas décadas
Fehér partiu há duas décadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal