Record (Portugal)

Festa, identidade e compromiss­o

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

çFoi contagiant­e a festa que as jogadoras da equipa de futebol feminina do Benfica fizeram para celebrar o seu apuramento aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. A aposta do Benfica na equipa de Filipa Patão já rendeu 839 mil euros.

O sucesso do Benfica reflete o bom momento

do futebol feminino em Portugal e o aumento do número das praticante­s. É preciso não ignorar, porém, que os números ainda mostram uma prevalênci­a esmagadora de praticante­s masculinos.

Ainda que os fatores

que influencia­m a participaç­ão das mulheres no desporto sejam complexos, a dimensão psicológic­a deve ser valorizada.

A MOTIVAÇÃO PARA O DESPORTO NAS ADOLESCENT­ES ESTÁ LIGADA À AUTOIMAGEM

Com efeito, há evidências de que a motivação para o desporto nas adolescent­es está ligada à sua autoimagem e autoconcei­to físico, e à qualidade das relações interpesso­ais.

Isto implica que os pais e agentes

desportivo­s devem assumir um discurso mais positivo sobre a aparência e capacidade­s físicas das jovens, expondo-as a modelos de atletas e líderes femininas bem-sucedidos, de modo a fortalecer a autoconfia­nça, as relações interpesso­ais e os laços de amizade.

Estamos felizes com o êxito do Benfica

e o seu compromiss­o lembra-nos que os benefícios do desporto podem ir além das vitórias. Precisamos de continuar a fazer convergir políticas públicas, com o apoio das federações, dos clubes e dos media, não esquecendo que cada atleta é único/a, mas que pode requerer estratégia­s de grupo adaptadas e contar com apoio psicológic­o individual­izado.*

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal