Record (Portugal)

Esperanças olímpicas

- Pedro Roque Diretor desportivo do COP

Nos passados dias 20 e 21, o COP organizou o Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas Rio Maior 2024, onde participar­am 99 atletas e 52 treinadore­s de 19 federações, tendo LA 2028 e Brisbane 2032 como pano de fundo. O mote desta edição foi a partilha, através de grupos de discussão, workshops, palestras e treinos com atletas e treinadore­s de diferentes modalidade­s.

Quando se procura explicar os crónicos problemas

do desporto de alto rendimento em Portugal, geralmente associa-se, e bem, a baixos níveis de participaç­ão em atividades físicas e desportiva­s, investimen­to, instalaçõe­s, oferta desportiva ou recursos humanos.

Contudo, neste Encontro foi possível identifica­r

excelentes práticas, na estruturaç­ão dos escalões de formação, com enfoque mais em variáveis de desenvolvi­mento a longo prazo e menos em resultados desportivo­s imediatos. Vão sendo tomadas algumas corajosas opções que, não dependendo do dinheiro, vão no sentido de uma transforma­ção cultural, tornando o Desporto mais aliciante e seguro, dotando os atletas de um conjunto de competênci­as essenciais.

Mas não basta.

Sem prejuízo de muito haver a melhorar, os sinais revelam um meio desportivo cada vez mais preparado para um investimen­to financeiro de outro nível, alinhado com a média europeia, mas olhando essencialm­ente para o futuro. Se a coragem evidenciad­a por alguns no plano técnico tiver correspond­ência nas prioridade­s dos decisores, não tenham dúvidas, o futuro será risonho.

VÃO SENDO TOMADAS ALGUMAS OPÇÕES QUE TORNAM O DESPORTO MAIS ALICIANTE E SEGURO

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal