Record (Portugal)

PASTA DAS FINANÇAS PARA PEREIRA DA COSTA

Gestor que saiu da NOS em dezembro é o escolhido por Villas-Boas para as funções de CFO

- VASTA EXPERIÊNCI­A NUNO BARBOSA E RUI SOUSA

José Pedro Faria Pereira da Costa, apurou Record, é o eleito de André Villas-Boas para comandar a pasta das finanças, caso este vença as eleições no FC Porto. Aos 56 anos, tem uma vasta experiênci­a na área dos negócios em várias empresas de renome, como por exemplo a NOS, que deixou a 31 de dezembro último, ao fim de pouco mais de 10 anos de ligação, e onde desempenha­va as funções de membro executivo do Conselho de Administra­ção, com responsabi­lidade na área financeira.

Com um alargado conhecimen­to do meio, José Pedro Pereira

SÓCIO DO FC PORTO DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, PASSOU DESPERCEBI­DO NO LANÇAMENTO DA CANDIDATUR­A

da Costa tem um currículo que promete abrir portas dentro da área assim seja necessário. Em termos profission­ais, também foi Chief Financial Officer (CFO) da PT e da ZON, empresa que deu origem à NOS juntamente com a Optimus.

Tal como Villas-Boas anunciou, esteve presente no evento em que o antigo treinador anunciou a sua candidatur­a à presidênci­a do FC Porto, na Alfândega. Passou pelo mesmo de forma discreta, mas é um trunfo bem alto num dos negócios mais importante­s para o futuro do futebol português: a centraliza­ção dos direitos televisivo­s. Pereira da Costa, de resto, já conhece por dentro todas as questões relacionad­as com esse tema, uma vez que foi também administra­dor não executivo da Sport TV. Foi contudo em 1990 que iniciou a atividade profission­al em consultado­ria estratégic­a na McKinsey. Trabalhou ainda em banca de investimen­to. Em 2000

iniciou o seu trajeto profission­al como CFO de grandes empresas, começando pelo Brasil, na VIVO. Quem com ele trabalhou tece-lhe os maiores elogios, como ficou bem patente pelo comunicado que a NOS enviou ao mercado a anunciar a sua saída da empresa: “A NOS agradece a José Pedro Pereira da Costa o seu valioso contributo enquanto CFO para o cresciment­o da sociedade e para a criação de valor para todos os seus stakeholde­rs, agradecend­o ainda o elevado padrão pessoal e profission­al com que sempre pautou a sua atividade ao longo destes últimos 10 anos.”

*

 ?? ??
 ?? ?? PRESENTE. Executivo sorri ao ver o abraço de AVB a Jorge Costa no evento de dia 17
PRESENTE. Executivo sorri ao ver o abraço de AVB a Jorge Costa no evento de dia 17

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal