Record (Portugal)

“Fazer coisas bonitas”

Filipa Patão reconhece que o Barcelona “está a anos-luz”, mas recusa atirar a toalha ao chão

- LIGA DOS CAMPEÕES FEMININA SÉRGIO LOPES

É com o conforto de quem já está qualificad­o para os quartos-de-final da Liga dos Campeões feminina que o Benfica recebe hoje o Barcelona na despedida da fase de grupos. Também por isso é uma oportunida­de para “fazer melhor” do que nas três vezes que as duas equipas se defrontara­m nas últimas duas épocas [3 derrotas, 2 golos marcados e 20 sofridos], apontou a treinadora Filipa Patão, sem deixar de reconhecer as diferenças.

“O futebol feminino português ainda está a anos-luz do espanhol e o próprio Barcelona está anos-luz à frente disso. Temos a consciênci­a, até pelas diferenças nos orçamentos, mas isso não é sinónimo de atirarmos a toalha ao chão e entrarmos derrotadas. Sabemos que é muito difícil, mas também que temos capacidade

“TEMOS A NOÇÃO DE QUE SÓ SE CONSEGUEM GRANDES CONQUISTAS ARRISCANDO E TENTANDO FAZER DIFERENTE”

para fazer coisas bonitas e dignificar a camisola”, assumiu a treinadora das águias, na sala de imprensa do Benfica Campus, mesmo ao lado do campo onde hoje tentam fechar com chave de ouro a fase de grupos. Apesar de o encontro já não alterar a classifica­ção do Grupo A, o Benfica vai a jogo “com as atletas que deram mais sinais de estarem preparadas para um jogo desta dimensão”, até porque o adversário “não vai facilitar, não vai gerir e, se puder ganhar por 10, não vai querer fazê-lo por 6”. Apesar de reconhecer as diferenças, Filipa explicou porque não coloca “limites” à ambição.

“Sabemos que o adversário é muito difícil e competente, mas também temos a noção de que só se conseguem grandes conquistas arriscando e tentando fazer diferente. E nós temos a responsabi­lidade de não limitar os sonhos das jovens que temos atrás de nós. Se estivermos a dizer-lhes que não é possível, estamos a limitar os seus sonhos”.

*

 ?? ?? FOCO. Treinadora quer “dignificar a camisola”
FOCO. Treinadora quer “dignificar a camisola”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal