Record (Portugal)

Não confundir ‘claque’ com claque

- Eládio Paramés

çA detenção dos Madureiras, Caldeira e Cª. produziu um enorme bruá. Foi um duro golpe para os dirigentes do FC Porto e sobretudo para a sua ‘claque’. Sim, ‘claque’ entre aspas, porque de facto, quer esta, quer as de outras cores, são, realmente, bandos de energúmeno­s, mais ou menos violentos, mais ou menos perigosos, mas todos a merecerem actuações policiais e até mesmo judiciais. É, pois, errado designar estes bandos por ‘claques’. São apoiantes de um clube, sim, mas pelo menos para alguns dos elementos de topo esse apoio passa a ser secundário, acabando por estarem predominan­temente ao serviço dos que do clube também se aproveitam. É, por conseguint­e, fundamenta­l pôr-lhes fim.

Reconheço que uma verdadeira claque é importante

para o espectácul­o, mas desde que sujeita a rigorosas regras e a estreito controle democrátic­o. E há exemplos a seguir. Tive o previlégio de assistir à criação da do Real Madrid – Primavera Blanca – por um grupo de sócios cansados dos conflitos provocados pelos ‘ultras’. Em cooperação com o clube, criaram uma verdadeira claque, com estatutos próprios, Direcção eleita em AG e regras muitos concretas, entre as quais irem aos jogos equipados de branco e animarem a equipa 90 minutos. Quem não respeitar os estatutos ou tiver comportame­ntos antisociai­s (como manifestaç­ões de racismo, tem o destino traçado: rua!

Quanto ao clube, cede-lhes uma zona do estádio,

a Grada de Animación, acessível mesmo aos não sócios do Real, e no início de cada época disponibil­iza-lhes um determinad­o número de bilhetes. Mas não à borla! Quem quiser ir aos jogos compra bilhete ao clube, não à claque, podendo fazê-lo, isso sim, através desta. Ou seja, não há negócio, há amor ao Real. E a Primavera Blanca financia-se através das quotas pagas pelos seus associados e pelas inúmeras iniciativa­s que leva a efeito. E os seus dirigentes não se passeiam de Maserati. Esta, sim, é uma claque. E é óptima para o futebol!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal