Record (Portugal)

CICLO INFERNAL

Há clássico hoje no Porto. Benfica viaja ao Dragão, antes de receber dupla visita do Sporting

- RAFAEL GODINHO

no Dragão Arena que o Benfica inicia hoje um ciclo infernal. Os encarnados defrontam o FC Porto pelas 15h, um clássico da 16ª jornada do campeonato e com transmissã­o no site de Record.

Recebem depois o Sporting na quinta-feira, para a Liga dos Campeões, e voltam a defrontar os leões na Luz no dia 11, em dérbi do campeonato.

Dragões e águias chegam a este clássico em momentos diferentes. Depois de fechar 2023 com duas derrotas, o FC Porto começou bem o ano com seis vitórias em janeiro. A equipa de Ricardo Ares segue a quatro pontos dos líderes Oliveirens­e e Sporting e procuram vingar a derrota (1-4) na Luz na 1ª volta. “É sempre bom ter um mês só com vitórias, mas sabemos a dificuldad­e do jogo e, portanto, essa motivação extra é muito bem-vinda”, disse na antevisão ao site do clube Leonardo Pais, guardião do FC Porto

FC Porto manda em casa

Mais tremido foi o início de 2024 do Benfica com duas derrotas fora de portas: Sporting (na Champions) e Valongo. O atual campeão nacional tem um duro teste numa casa historicam­ente complicada. Para encontrar a última vitória das águias no Dragão Arena com público nas bancadas, é preciso recuar até dezembro de 2014 - triunfo por 7-3 com póquer de Nicolía, argentino que vivia a primeira época no Benfica. Desde então, os encarnados só venceram no Dragão por duas vezes. No arranque da meia-final do playoff de 2021, triunfaram no jogo 1 e 2, disputado à porta fechada em virtude da pandemia, mas viriam a cair após derrotas nos três jogos seguintes. Em caso de derrota, a equipa de Nuno Resende pode ficar a 11 pontos da liderança e ser alcançada pelo Sp. Tomar. O 1º lugar da fase regular, decisivo nas últimas duas épocas, seria praticamen­te uma miragem.

“Temos de ir buscar o máximo de pontos possíveis, manter a classifica­ção em que estamos e olhar mais para a frente, onde está o FC Porto. É esse o posto que queremos alcançar, daí este jogo ser tão importante”, disse Nuno Resende na antevisão à BTV.

Líderes não se largam

Em bom momento estão os líderes Oliveirens­e e Sporting que soma sete vitórias seguidas no campeonato. A última vez que perderam pontos foi quando se defrontara­m em Oliveira de Azeméis (3-3), na jornada 8. A Oliveirens­e recebe a Juv. Pacense, enquanto os leões defronta em casa o HC Braga.

*

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal