Record (Portugal)

ESQUADRA SEM OPERACIONA­IS

Na véspera da receção ao Sporting, agentes da PSP de Famalicão estiveram de baixa médica

- SERVIÇO ASSEGURADO POR GUIMARÃES DAVID NOVO E FILIPE BALREIRA

A situação escalou ainda mais ontem junto ao Estádio Municipal de Famalicão, com o protesto policial a originar um cenário de caos que possibilit­ou também os confrontos fora do recinto desportivo, mas já na véspera existiam sinais de um planeament­o contrário ao habitual. Isto porque, tendo por base o protesto policial devido às condições de trabalho por parte da PSP e GNR distintas das que detém a PJ, os operaciona­is de Famalicão já haviam deixado claro um desastre anunciado na véspera.

Um dia antes do encontro entre Famalicão e Sporting, relativo à 20ª jornada do campeonato, vários polícias da esquadra da PSP de Famalicão declararam baixa médica durante vários dias, pelo que à partida não seriam sequer cumpridos os serviços mínimos. No entanto, de acordo com o Jornal de Notícias, dois agentes da unidade de Guimarães assegurara­m o funcioname­nto de serviços mínimos na esquadra de Famalicão nestes últimos dois dias, num cenário que tem sucedido noutros serviços de policiamen­to fora o contexto do futebol.

Além disso, segundo o JN, na noite anterior ao dia do duelo entre minhotos e leões, a esquadra de Famalicão chegou a ficar mesmo vazia, registando-se igualmente a tentativa de 32 agentes entregarem as respetivas armas ao Comando Distrital de Braga, numa reunião com o comandante da divisão que teve lugar já na madrugada. Face à ausência de efetivos na

NA VÉSPERA, 32 POLÍCIAS TENTARAM ENTREGAR ARMAS NO COMANDO DISTRITAL DE BRAGA EM PROTESTO

esquadra de Famalicão, não houve, na prática, capacidade para sair em caso de alguma ocorrência, tal como sucedeu na Liga.

Sindicato admite mais casos

O protesto da classe policial teve impacto no encontro entre Famalicão e Sporting, mas há o risco de outras partidas da Liga serem adiadas devido a esta situação. Armando Ferreira, presidente do Sindicato Nacional da Polícia, alertou, em declaraçõe­s à SIC Notícias, para o risco de não ocorreram determinad­os jogos, sendo que elementos da PSP têm discutido a hipótese de não comparecer nas próximas partidas relativas à Taça de Portugal.

*

 ?? ?? CONTINGENT­E. Presença policial foi reduzido face ao número de adeptos
CONTINGENT­E. Presença policial foi reduzido face ao número de adeptos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal