Record (Portugal)

JEEP AVENGER Argumentos reforçados

A versão de estreia, 100 por cento elétrica, tem agora a companhia de motorizaçã­o ‘mild-hybrid’

- PAULO RENATO SOARES

A estreia da Jeep nos modelos 100 por cento elétricos deu à marca o galardão de ‘Carro Europeu do Ano’ em 2023. O Avenger, SUV do segmento B, recebeu o prémio, seduziu mais de 40 mil clientes no Velho Continente e avança agora para 2024 com argumentos reforçados. O construtor integrado no grupo Stellantis vai manter, naturalmen­te, o caminho da eletrifica­ção - vem aí o Wagoneer S, também elétrico e para disputar posições nos SUV ‘premium’ de grandes dimensões -, mas entendeu alargar o leque de escolhas disponívei­s para o Avenger. E é neste contexto que surge este ano uma versão ‘mild-hybrid’, aliando motor a gasolina 1.2l, 3 cilindros e 100 cv de potência a bateria de iões de lítio de 48V e caixa automática eletrifica­da de seis velocidade­s e dupla embraiagem. Este Avenger ‘e-Hybrid’ é o terceiro da linhagem e junta-se à opção 1.2 a gasolina (caixa manual de 6 velocidade­s) e ao 100 por cento elétrico. Candidato a ‘Carro do Ano’ 2024 em Portugal, o Avenger tem trunfos interessan­tes para apresentar. Compacto, de linhas atrativas e interior despretens­ioso, o modelo da Jeep consegue igualmente desempenho positivo na versão elétrica.

Durante o período que conduzimos esta opção - cidade, estrada e autoestrad­a - foi possível perceber que os 394 quilómetro­s de autonomia anunciada não são, digamos, demasiado otimistas. Há quatro modos de condução (Normal, Eco, Sport e Areia) e o desembaraç­o dos 156 cv de potência é adequado ao estatuto urbano.

O habitáculo não é muito amigo do espaço nos lugares traseiros, mas é bom lembrar que estamos a falar de automóvel do segmento B. A versão elétrica tem os comandos da ‘caixa’ integrados na consola central - abaixo da climatizaç­ão e do pequeno ecrã tátil -, pormenor que exige pouco tempo para habituação e que não impede utilização intuitiva. Aliás, um dos trunfos do Avenger é exatamente o

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal